Na estreia do técnico Fernando Seabra, o Coritiba venceu o Maringá por 1 a 0, na noite desta terça-feira (13), pela terceira rodada, no Willie Davids, e conquistou sua primeira vitória no Paranaense 2026. O também estreante Pedro Rocha anotou na etapa final o gol do triunfo alviverde fora de casa.
Esta foi a primeira partida do Coxa na competição com o time considerado principal. Antes, havia tido uma derrota e um empate nas duas primeiras rodadas, atuando com uma equipe alternativa formada em sua maioria por jovens das categorias de base.
Além de Seabra e Pedro Rocha, a partida também marcou as estreias de Tinga, Willian Oliveira, Lavega, Fernando Sobral e Fabinho com a camisa coxa-branca. Já o Dogão segue sem vencer na disputa e fica em situação complicada, com dois empates e uma derrota, na lanterna do Grupo A.
O jogo
A partida começou movimentada no Willie Davids, com o Coritiba tentando assumir a iniciativa. O Coxa manteve postura ofensiva nos instantes iniciais, apostando principalmente em acionar Lucas Ronier entre as linhas adversárias.
O Maringá respondeu com intensidade nas disputas e não demorou a equilibrar as ações. Negueba passou a ser uma válvula importante pelo lado esquerdo, enquanto Gabriel Souza e Giovane Gomez buscavam explorar o jogo aéreo.
Aos poucos, o Dogão passou a ter mais a bola, avançou linhas e obrigou o Coxa a recuar, aproveitando também o gramado molhado, consequência da forte chuva que caiu durante a tarde na cidade. As primeiras finalizações vieram de média distância. Aos 15, Paulinho arriscou de longe, levando perigo ao gol de Pedro Morisco.
Na reta final do primeiro tempo, o Coritiba chegou na bola parada. Aos 29, após escanteio, a bola ficou limpa para Pedro Rocha, mas ele mandou à esquerda do gol. Aos 41, Lucas Ronier carregou pelo meio e se livrou de dois marcadores, antes de finalizar nas mãos de Tony.
Já nos acréscimos, foi o Dogão quem esteve perto de abrir o placar. Aos 47, em cobrança de escanteio, Negueba levantou na área, Morisco saiu mal do gol e Thiago Rosa apareceu livre para cabecear, mas mandou por cima.
O segundo tempo começou com o Maringá tentando pressionar, mantendo a posse no campo ofensivo, enquanto o Coritiba adiantou a marcação e apostou nos erros do adversário.
A estratégia deu resultado aos 12 minutos: a zaga do Dogão falhou na saída de bola, Lucas Ronier recuperou e serviu Pedro Rocha, que bateu no canto direito de Tony para abrir o placar. Aos 24, Josué roubou na intermediária e deu nova assistência para Pedro Rocha, que desta vez parou em Tony.
Em desvantagem, o Maringá foi para o tudo ou nada em busca do empate. Aos 26, Giovane Gomez finalizou forte dentro da área, mas Pedro Morisco apareceu bem e evitou o gol.
Na reta final, o Dogão passou a explorar a bola parada. Nacho Neira levou perigo em duas cobranças de falta, uma delas passando muito perto de entrar. Já o Coritiba se fechou bem, administrou a vantagem e segurou a pressão até o apito final.
Agenda
O Coritiba volta a campo no sábado (17), às 16h, na Arena da Baixada, contra o rival Athletico. Já o Maringá recebe o Azuriz, também no sábado, às 18h30, novamente no Willie Davids.
(Texto: FPF Oficial. Foto: Fernando Teramatsu/MFC)