Com dois gols marcados ainda no primeiro tempo, o Operário venceu o Azuriz por 2 a 0, na noite de domingo (1), no Germano Krüger, em Ponta Grossa, e abriu importante vantagem no duelo de ida das quartas de final do Paranaense 2026.
Os gols do Fantasma foram marcados pelo volante Vinícius Diniz e pelo lateral-esquerdo Moraes, ambos ainda na etapa inicial de partida. Com o triunfo, o Operário pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta que ainda assim garante a classificação.
Já o Azuriz precisa vencer por três gols de diferença para alcançar a classificação direta. Caso vença por dois gols de diferença e iguale a desvantagem do embate de ida, a definição do mata-mata irá para as cobranças de pênaltis.
O jogo
O Operário começou ditando o ritmo de jogo. Aos 5 minutos do primeiro tempo, em contra-ataque rápido, Boschilia avançou e tocou para Léo Gaúcho, que bateu forte para defesa do goleiro Enzo.
O Azuriz deu o troco três minutos depois, mas o goleiro Vágner parou o chute de João Felipe da entrada da área. A equipe visitante se fechava e buscava os contragolpes.
Aos 17, no entanto, o Fantasma abriu o placar. Boschilia cobrou falta para o meio da área e Vinícius Diniz subiu sem marcação para cabecear para as redes, no canto esquerdo baixo de Enzo, que chegou a tocar na bola, mas não o suficiente para evitar o gol.
Aos 20, Ary Garcia travou chute de Léo Gaúcho e evitou o segundo gol do time da casa. O Operário crescia na partida e ampliou o marcador ainda antes do intervalo. Aos 40 minutos, Vinícius Diniz lançou a bola na área do Azuriz e Moraes pegou com força para marcar e aumentar a vantagem.
Na etapa final, o time visitante foi à frente para tentar diminuir o placar. Logo aos 4, Marquinhos recebeu de Lucas Santos e finalizou em cima do goleiro do Operário. Mas, enquanto se lançava para o ataque, o Azuriz deixava espaços para os donos da casa gerarem perigo.
Aos 9, Léo Gáucho foi lançado no ataque e chutou para mais uma boa defesa de Enzo. Aos 19, os visitantes tiveram sua melhor chance na partida. Vinicio cruzou, a bola passou por todo mundo e ficou limpa para Maranhão que, sem marcação, bateu para fora rente à trave.
Aos 26, o Azuriz ainda acertou o travessão em pancada de fora da área de Caetano. A partir daí, a partida ficou bastante truncada, com muitas faltas e cartões amarelos. Aos 52, Gabriel Zeca ainda recebeu sozinho na área, mas Vagner fez milagre e salvou o Fantasma.
Agenda
As equipes voltam a se enfrentar pelo confronto de volta das quartas de final do Paranaense 2026 no próximo domingo (8). Azuriz e Operário duelam no Estádio Os Pioneiros, às 18h30.
(Texto: FPF Oficial. Foto: André Jonsson/Operário)