Offline
MENU

Treinos de esqui cross-country e snowboard halfpipe movimentam domingo do Time Brasil em Milão-Cortina 2026
Por Administrador
Publicado em 08/02/2026 23:00
Jogos Olímpicos

O Time Brasil está na pista! Depois de alguns treinos das equipes de skeleton e bobsled em Cortina D’Ampezzo, este domingo, 08, marcou o primeiro treino oficial do Time Brasil de snowboard halfpipe. No Livigno Snow Park, Pat Burgener e Augustinho Teixeira testaram a pista de 200 metros de comprimento e 18 graus de inclinação. Com o termômetro marcando 4°C negativos no começo da sessão, os dois aproveitaram a pista em formato de “U” para testar a condição da neve e realizar algumas manobras. 

“Esse primeiro treino é muito importante para ajustar, ter informações da realidade da pista e planejar os próximos dias. Foi um primeiro dia bom, eu gostei bastante da pista, é a melhor que eu já andei”, conta Augustinho. “Depois desse treino, a minha expectativa aumentou porque me senti bastante confortável na pista e isso ajuda muito no desempenho. Com certeza, vai ajudar a diminuir a preocupação com os próximos dias de treino”, concluiu.  

A dupla ainda deve voltar à pista mais duas vezes, nesta segunda à noite e na terça-feira pela manhã, antes da disputa das qualificatórias, no próximo dia 11, a partir das 15h30 (horário de Brasília). Os 12 melhores na eliminatória avançam para a disputa da final no dia 13. 

Ainda sobre treinos, também neste domingo, a cerca de 200km de Livigno, em Predazzo, Bruna Moura se juntou a Manex Silva e Duda Ribera no primeiro treino depois da participação histórica dela no desfile de abertura, no lendário Estádio San Siro, em Milão, ao lado de Lucas Pinheiro Braathen, do esqui alpino, e de Emílio Strapasson, Chefe da Missão do Brasil em Milão-Cortina 2026.  

 

Os três já haviam feito outros treinos no Estádio de Esqui Cross-Country de Tesero, mas ainda há ajustes a serem feitos antes da primeira prova. O esqui cross-country abre a participação brasileira em Milão-Cortina 2026 no próximo dia 10, às 05h15 (horário de Brasília), com a prova do sprint clássico feminino.  

Para Duda Ribera, a mais nova da equipe de cross-country, a atividade deste domingo foi bastante importante na preparação.  

“Foi um treino muito bom, muito produtivo apesar da neve estar bem solta, bem fofa, por causa das condições do clima. Foi tranquilo, me senti bem e está sendo bem legal aqui na Itália. Amanhã (segunda) é treino oficial e espero fazer melhor a curva em que me desequilibrei duas vezes. Então, é tentar ficar mais tranquila e confiante para o treino de amanhã e para a competição”, disse Duda, de 21 anos, que vai para sua segunda participação Olímpica. 

Milão-Cortina 2026 é a 25ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, que e serão realizados de 06 a 22 de fevereiro reunindo mais de 2.900 atletas de 92 Comitês Olímpicos em 16 modalidades de neve e gelo. É a terceira vez que a Itália recebe a competição, depois de Cortina d’Ampezzo 1956 e Turim 2006. Esta será a 10ª edição seguida com participação brasileira e a que terá o maior número de atletas do Time Brasil na história: ao todo, 14 atletas, além de um reserva, representarão o país. 

 

Ao longo da história, até Pequim 2022, 40 atletas (27 homens e 13 mulheres) representaram o Brasil na competição, em nove modalidades diferentes. O melhor resultado do país até o momento é o 9º lugar de Isabel Clark, no snowboard cross, justamente em Turim 2006. No gelo, o melhor resultado é o 13º lugar de Nicole Silveira no skeleton em Pequim 2022. O esqui alpino é a única modalidade que o Brasil esteve representado em todos os Jogos Olímpicos de Inverno em que participou.  

(Texto: COB Oficial. Foto: Rafael Bello/ COB)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!