Osasco São Cristóvão Saúde entra em quadra nesta terça-feira (10) para a última partida na Superliga antes de uma verdadeira maratona de jogos no Campeonato Sul-Americano e fase final da Copa Brasil. A equipe comandada pelo técnico Luizomar enfrenta o Flor de Ypê Paulistano Barueri, a partir das 21h30, no ginásio do Paulistano, em São Paulo, em jogo válido pela sexta rodada do returno. Depois, arruma as malas para viajar até o Peru, onde disputa a competição continental entre 18 e 22 de fevereiro. No retorno, segue para Londrina (PR), onde vai defender o título nacional, conquistado na temporada passada, entre 27 e 28 de fevereiro.
Na capital, a equipe de Camila Brait, Tifanny, Mayhara, Jenna Gray, Larissa, Caitie Baird, Bianca Cugno e cia. volta a defender o terceiro lugar na classificação geral da Superliga. Com 36 pontos (12 vitórias e cinco resultados negativos) soma três a mais que o quarto colocado, o Dentil Praia Clube. O adversário desta terça-feira, ocupa o nono lugar, com 15 pontos (quatro resultados positivos e 12 derrotas). A partida terá transmissão do SporTV 2 e da plataforma de streaming da Volleyball World, a VB.TV (vb.tv).
“Sabemos que temos desafios importantes pela frente, mas precisamos pensar em um passo de cada vez, ou seja, uma competição de cada vez. Neste momento, nosso foco total é na partida contra Barueri. Trabalhamos os aspectos positivos da última rodada e reforçamos os pontos que precisamos corrigir. Esperamos fazer um bom jogo e voltar para Osasco com mais três pontos”, comenta a oposta Bianca Cugno, citando a vitória, de virada, sobre Maringá. O time perdeu o primeiro set, mas reagiu com eficiência no saque, sistema bloqueio/defesa e viradas de bola, tanto no side-out como nos contra-ataques.
Estatísticas individuais - Em sua primeira temporada no Brasil, a oposta argentina Bianca Cugno é a quarta maior pontuadora da Superliga, com 296 acertos (empatada com Ariele, do Tijuca). Osasco ainda tem mais uma atleta no Top10: Caitie Baird aparece em oitavo lugar, com 228 pontos. A ponteira norte-americana também figura na lista de melhores sacadoras, com 36,3% de eficiência, o que lhe garante a quarta posição.
Não são apenas as estrangeiras com desempenho individual destacado. A líbero Camila Brait é vice-líder entre as passadoras, com 68,8% de aproveitamento na recepção. Mayhara é a terceira atacante mais eficiente, com 42% de acertos. Entre as bloqueadoras, Larissa ocupa a sexta posição em efetividade (0,79 ponto por set)e o oitavo lugar em número total de pontos (45).
Volta para casa - Após as disputas do Sul–Americano e Copa Brasil, Osasco São Cristóvão Saúde volta a jogar na Superliga no dia 6 de março, quando enfrenta o Fluminense, no ginásio José Liberatti.
(Texto: Assessoria. Foto: osascovoleibolclube-@carol_fotografia)