A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente, iniciou a primeira oficina para crianças em situação de acolhimento institucional por meio do programa de apadrinhamento Amaringá. A iniciativa, idealizada pela musicista Cecília Takeuchi, marca os primeiros resultados do programa, que tem como objetivo ampliar oportunidades de desenvolvimento, fortalecer vínculos afetivos e promover experiências educativas para crianças e adolescentes.
A proposta da oficina alia expressão artística à conscientização ambiental, além de incentivar a convivência e a cooperação no espaço de acolhimento. As atividades são desenvolvidas em grupo, respeitando a idade, o ritmo e as singularidades de cada participante. Durante as oficinas, as crianças utilizam materiais como garrafas PET, latas, papelão, tampas e potes para confeccionar instrumentos, como gungas, chocalhos e maracas, utilizados posteriormente nas práticas musicais.
Ao longo de 12 meses, serão realizadas 46 oficinas, integrando práticas musicais e educação ambiental para a construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. “São atividades que promovem conscientização ambiental e estimulam a sensibilidade e a criação artística. É um processo de aprendizagem muito importante para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança”, destaca a secretária da Criança e do Adolescente, Carmen Inocente.
Responsável pelo projeto, a musicista Cecília Takeuchi é cadastrada na modalidade de serviços do programa. O objetivo é atrair voluntários dispostos a oferecer aulas, oficinas e atendimentos profissionais, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças atendidas. “A proposta é criar um espaço de convivência, criatividade e novas formas de expressão, que contribua para a saúde mental, o processo de aprendizagem e a garantia dos direitos das crianças”, afirma.
As oficinas contam com o apoio da equipe do programa Amaringá, da Secretaria da Criança e do Adolescente e das equipes dos abrigos. A iniciativa está alinhada às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária 2025, que reforçam a importância de ações voltadas à convivência comunitária, à cultura e ao desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
Entrega de presentes – Neste mês de janeiro, a Secriança também realizou a entrega de presentes de padrinhos e madrinhas cadastrados no Amaringá. A ação foi baseada na ‘Lista de Desejos’, que reúne pedidos das crianças e dos adolescentes em acolhimento institucional como, boneca, carro, bola, maquiagem, entre outros.
A iniciativa integra o calendário anual de datas especiais do programa, que contempla Natal, Páscoa e Dia das Crianças. Nessas ocasiões, a ‘Lista de Desejos’, disponível no site da Prefeitura, é atualizada para que padrinhos e madrinhas possam escolher como presentear, reforçando a importância da presença, do cuidado e do vínculo afetivo, além do atendimento às necessidades materiais.
Como participar – Podem se inscrever como padrinhos ou madrinhas do Amaringá pessoas maiores de 18 anos e residentes em Maringá. As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura (clique aqui), presencialmente na sede da Secretaria da Criança e do Adolescente (Av. XV de Novembro, 857) ou pelo telefone 125. O processo inclui entrevistas, análise de perfil e capacitação, sempre com acompanhamento técnico especializado.
A capacitação está prevista para janeiro de 2026. A equipe técnica do programa será treinada pela Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente (Neca), organização não governamental voltada à defesa dos direitos de crianças, adolescentes e famílias.
O programa oferece três modalidades de apadrinhamento: afetivo, incentivando a convivência contínua e construção de vínculo; financeiro, oferecendo apoio a necessidades específicas, como materiais escolares e roupas; e serviços, compartilhando conhecimento através de atendimento profissional, como sessões psicoterapia. Outra forma de participação é por meio da Lista de Desejos, disponível no site oficial.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Freepik)