Offline
MENU

Exposição ‘Carnadécadas’ fica aberta em Maringá durante Carnaval
Por Administrador
Publicado em 13/02/2026 08:50
Notícias de Maringá

A exposição ‘Carnadécadas’, promovida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, apresenta ao público um panorama da história do Carnaval na cidade. A mostra está exposta na Sala de Exposições Históricas Hélenton Borba Côrtes, no Teatro Calil Haddad, com visitação gratuita, ficará aberta durante o Carnaval. A comunidade pode aproveitar o recesso para visitar a exposição no sábado, 14, e domingo, 15, além da segunda, 16, e terça-feira de Carnaval, 17, das 8h às 17h.

 

A exposição reúne fotografias, documentos e registros que percorrem diferentes fases da folia local, desde as primeiras manifestações no Maringá Velho, nos anos 1940, passando pelos carnavais de clubes nas décadas seguintes. A mostra evidencia a continuidade e a transformação da celebração ao longo do tempo.

 

O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destaca a importância da iniciativa para a preservação da memória cultural da cidade. “A exposição reforça que o Carnaval sempre fez parte da história de Maringá. Ao abrir esse acervo ao público, de forma gratuita, valorizamos a cultura popular, preservamos memórias e ampliamos o acesso da população ao patrimônio histórico do município”, afirma.

 

Curador da exposição, Hagá Galvão ressalta que a proposta é combater a ideia de que a cidade não teve tradição carnavalesca. “A ‘Carnadécadas’ mostra que Maringá sempre teve Carnaval. A exposição revela essa riqueza cultural e nossas memórias afetivas ligadas à festa”, explica.

 

Serviço

O que: Exposição ‘Carnadécadas’

Data: Até 27 de fevereiro

Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (funcionamento excepcional no fim de semana do Carnaval, nos dias 14 e 15 de fevereiro, além de segunda, 16, e terça-feira de Carnaval, 17, das 8h às 17h)

Local: Sala de Exposições Históricas Hélenton Borba Côrtes (primeiro pavimento), no Teatro Calil Haddad, na Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500

Telefone para contato: (44) 3218-6100 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Luana Caroline/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!