A Câmara de Vereadores de Maringá sediou, na tarde desta sexta-feira (20), a reunião da Rede de Proteção à Mulher. O encontro ocorreu no plenário da Casa de Leis e foi articulado com o apoio da Procuradoria da Mulher, órgão permanente do Legislativo que atua na defesa, orientação e no encaminhamento de demandas relacionadas aos direitos das mulheres.
Sob a condução procuradora da Mulher, vereadora Professora Ana Lúcia, a Câmara tem fortalecido o diálogo entre as instituições e consolidado o Legislativo como espaço de articulação, escuta e construção de soluções efetivas no enfrentamento à violência de gênero.
Durante a reunião, foi definida a entrega de um documento ao prefeito Silvio Barros com propostas estratégicas para 2026. Entre as principais reivindicações estão a duplicação do efetivo da Patrulha Maria da Penha e a criação de um novo Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Maringá (CRAMM), ampliando a estrutura de acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência.
O encontro também marcou a apresentação das novas integrantes da Rede e o alinhamento das ações previstas por cada entidade para o próximo ano, reforçando a integração entre os órgãos e a busca por um atendimento cada vez mais ágil e humanizado.
Participaram da reunião Silvana Piccin (diretora de Enfrentamento à Violência - SeMulher); Larissa Grandis de Lima (delegada-adjunta da Delegacia da Mulher); Meire Guilherme Pequeno (Patrulha Maria da Penha); Amanda Oberst Jacinto (Comissão de Enfrentamento à Violência de Gênero da Subseção OAB Paraná – CEVIGE); Isadora Vier (NUMAPE); Ana Luisa Miola (Defensoria Pública do Estado do Paraná); Damares Goulart (CRAMM) e Juliana Serafim da Silva (assessora da Procuradoria da Mulher).
A Câmara de Vereadores de Maringá e a Procuradoria da Mulher reafirmam seu compromisso com a defesa da vida, da dignidade e dos direitos das mulheres maringaenses, atuando de forma integrada para ampliar a proteção, o acolhimento e a promoção da justiça.
(Texto: Comunicação CMM. Foto: Marquinhos Oliveira/CMM)