O momento de vestir a beca e se emocionar ao receber o tão almejado canudo da Universidade Estadual de Maringá (UEM) já tem data(s) para acontecer. Entre 24 de fevereiro e 13 de março, 1.654 concluintes do ano de 2025 colarão grau em nove cerimônias de formatura distribuídas pelas cidades de Maringá, Goioerê, Ivaiporã, Cidade Gaúcha, Umuarama e Cianorte.
Anteriormente, 402 formandos já haviam antecipado a colação de grau por motivos de urgência profissional ou acadêmica, como a entrada precoce no mercado de trabalho, a aprovação em concursos públicos ou em cursos de pós-graduação stricto sensu e residências.
A organização das solenidades de formatura, a cargo do Cerimonial da UEM, já tem tudo preparado para receber os concluintes e respectivos amigos e familiares em momento tão especial. Giselle Moraes, assessora de Cerimonial, afirmou que o setor trabalha intensamente para que cada detalhe reflita a excelência da instituição.
“Iniciamos mais um ciclo de colações de grau com grandes expectativas e o sentimento de missão cumprida, garantindo que este rito de passagem seja organizado, solene e, acima de tudo, uma memória inesquecível para os novos profissionais e suas famílias”, disse a assessora de Cerimonial.
Formaturas do Câmpus Maringá
Em Maringá, serão quatro formaturas, ocorrendo de 24 a 27 de fevereiro na Paraná Expo, sempre às 19h. Na primeira, no dia 24, serão graduados concluintes dos cursos dos centros de ciências Agrárias (CCA), Biológicas (CCB), Exatas (CCE) e da Saúde (CCS). No dia seguinte, será a vez dos estudantes vinculados ao Centro de Sociais Aplicadas (CSA) recebem os certificados de conclusão de curso da instituição. Na sequência, formandos dos cursos ligados aos centros de Tecnologia (CTC), no dia 26, e de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), no dia 27, fecham o ciclo de cerimônias de colação de grau do câmpus Maringá.
Os concluintes da unidade da Cidade Canção se dividem entres os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação e Multimeios, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Letras, Matemática, Música, Música Parfor, Pedagogia, Psicologia, Química, Secretariado Executivo Trilíngue e Zootecnia.
Familiares e amigos que não puderem comparecer às solenidades de colação de grau dos concluintes do Câmpus Maringá poderão acompanhar as cerimônias ao vivo pelo canal da UEM TV no YouTube.
Formaturas dos câmpus regionais
Já nas unidades regionais da UEM, as solenidades se distribuem pela primeira metade de março em cinco ocasiões, entre os dias 5 e 13. A primeira, no auditório do Câmpus Regional de Goioerê (CRG). Em seguida, no dia 6, o Centro Cultural Olívia Hauptmann será palco da outorga de graus aos estudantes do Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV). Na sequência, no dia 11, os concluintes do Câmpus Regional do Arenito (CAR) recebem grau no auditório da unidade de Cidade Gaúcha. Completando a lista de cerimônias, os câmpus regionais de Umuarama (CAU), no dia 12, no Centro Cultural Vera Schubert, e de Cianorte (CRC), no dia 13, no Cianorte Clube, fecham o calendário de colações de grau nas unidades regionais.
Os formandos dos câmpus regionais se distribuem pelas áreas de Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil, Física Médica, no CRG; Serviço Social, no CRV; Engenharia Agrícola, no CRA; Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Construção Civil e Tecnologia em Meio Ambiente, no CAU, e Ciências Contábeis, Design, Moda e Pedagogia, no CRC.
Mais informações, como a lista de homenageados de cada curso, podem ser obtidas no site do Cerimonial da UEM.
(Fábio Candido/Comunicação UEM)