Orlando Gonzalez
O Maringá Futebol Clube conquistou, neste domingo (28), no Estádio Willie Davids, em Maringá, a primeira vitória no Campeonato Paranaense 2018. Superou o Toledo, por 3 a 1, em partida da terceira rodada. Os gols do Maringá foram anotados no primeiro tempo, Bruno Batata, que fez dois, sendo um de pênalti e Lucão. Filipi, também de pênalti, descontou na etapa final para o Toledo. O prefeito Ulisses Maia e o vice Edson Scabora prestigiaram o time maringaense. E o público também compareceu. No total foram 3.017 torcedores. A renda somou R$ 52.191,00.
Com o resultado positivo, o Maringá permanece na quinta posição, mas agora tem três pontos e a diferença para o líder do Grupo A é de apenas dois pontos. O time volta a jogar no próximo domingo (04/02), contra o Prudentópolis, no Estádio Newton Agibert, em Prudentópolis.
Antes da bola rolar, os jogadores entraram em campo vestindo camiseta branca, de número 6, em homenagem ao lateral esquerdo Júnior Prego, que rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e ficará afastado por, no mínimo, seis meses. Outras novidades, Ednaldo no gol no lugar de Fábio, que teve um problema de saúde. Na lateral esquerda Luan entrou no lugar de Thiago.
Na partida, o Maringá FC foi avassalador. O primeiro gol saiu com Bruno Batata, de cabeça, no canto direito de Diego, aos 18 minutos.
Quatro minutos depois, o Tricolor voltou a pressionar pela esquerda, mas Luan desperdiçou. Na sequência, João Felipe cometeu falta em Carlão, na entrada da grande área, mas o árbitro Rafael Traci, ignorou.
Aos 26 minutos, Ednaldo saiu jogando. Everton, bastante participativo na partida, dominou bonito e passou para Paulinho Moccelin, infeliz no cruzamento. Bateu muito forte na bola.
Aos 28 minutos, Lucão avançou, caiu dentro da área, pediu falta, mas o árbitro Rafael Traci deixou o lance seguir, e mesmo sentado, o próprio Lucão aproveitou a sobra, e conseguiu finalizar de perna direita para as redes do Toledo, ampliando para 2 a 0.
Aos 34 minutos, o goleiro Ednaldo levou o primeiro grande susto. Em bola na área do Maringá, até com certa força, acreditou que a bola fosse para fora, mas ela caiu rápido e tocou no travessão. Na sobra, Egon cortou.
Aos 36 minutos, o Toledo avançou novamente, e Gilmar apareceu na cara do gol maringaense, não foi feliz e mandou para fora.
Quase no fim do primeiro tempo, aos 43 minutos, Everton invadiu a área adversária e sofreu falta de Anderson Luiz. Pênalti anotado para o Maringá. Bruno Batata, aos 44 minutos, bateu no canto esquerdo, e fez 3 a 0 para o Maringá. Foi o terceiro gol de Batata no Paranaense.
Depois, mais duas jogadas importantes, uma para cada lado. Aos 48 minutos, Everton entrou em boa condição na área do Toledo, foi empurrado, e o árbitro nada marcou. Aos 51, Ferreirinha, do Toledo, buscou o ataque, chegou de frente para Ednaldo, mas chutou para fora.
Ao apito de término do primeiro tempo, o torcedor aplaudiu o time do Maringá.
Pelo bom futebol nos primeiros 45 minutos, o torcedor ´viveu´ a expectativa de uma goleada na etapa complementar. O Maringá FC, entretanto, voltou mais ´administrativo´, até porque o resultado de 3 a 0 já era fundamental para a conquista dos três pontos.
O primeiro lance contundente foi em favor do Toledo. A arbitragem viu toque de mão de Carlão na área do Maringá e anotou pênalti para o Toledo. Filipi cobrou no canto esquerdo de Ednaldo e descontou para o rival, aos 11 minutos.
Logo em seguida, após levantamento de Rodrigo Dantas, Egon, de cabeça, acertou a trave esquerda do Toledo.
Aos 20 minutos, a zaga do Maringá sofreu pressão do Toledo, que chegou com perigo em quatro ocasiões, mas Ednaldo contou com a sorte, e as bolas foram para fora.
Somente aos 37 minutos, o Maringá FC voltou a chegar com perigo, em jogada de Bruno Batata, pelo lado esquerdo. Conseguiu o toque para a chegada de Washington, mas a zaga conseguiu o corte.
No minuto seguinte, William Leandro passou para Paulinho Moccelin. O avante subiu e, preteriu o bem posicionado Bruno Batata, e finalizou. O goleiro Diego conseguiu a defesa parcial.
Para Paulinho Moccelin, o Maringá FC mostrou eficiência nas jogadas pelas laterais. “A gente sabe que o time do Toledo marca forte. E o fundamental eram as jogadas pelos lados, em jogadas individuais”.
FICHA TÉCNICA:
MARINGÁ – Ednaldo; Danilo Mohamed, Alex Fraga, Egon e Luan; Carlão, Rodrigo Dantas (William Leandro), Everton (Dandan) e Lucão (Washington); Bruno Batata e Paulinho Moccelin. Técnico: Fernando Marchiori.
TOLEDO - Diego; Filipi, Eduardo, Renan e Anderson Luís; Júlio César, João Felipe, Gilmar Couto (Wayni) e Bruno Bêra (Lucas); Ari Moura (Wallan) e Ferreirinha. Técnico: Paulo Baier
Árbitro: Rafael Traci
Auxiliares: Deniel Carvalho e Alessandro Michel de Oliveira Domiciano
Cartão amarelo – Carlão e Egon (Maringá); Júlio e João Felipe (Toledo)
Renda – R$ 52.191,00
Público total - 3.017 pessoas
Público pagante - 2.891
RODADA
Demais resultados da terceira rodada: Rio Branco 2 x 2 Cascavel, Paraná Clube 1 x 1 Londrina, União/Francisco Beltrão 0 x 1 Coritiba e Prudentópolis 0 x 1 Foz do Iguaçu.
CLASSIFICAÇÃO
GRUPO A
1 – Cianorte 5
2 – Foz do Iguaçu 5
3 – Coritiba 5
4 – Cascavel 4
5 – Maringá 3
6 – Paraná Clube 1
GRUPO B
1 – Atlético 7
2 – Londrina 5
3 – Toledo 4
4 – União/Francisco Beltrão 3
5 – Rio Branco 3
6 – Prudentópolis 1
PRÓXIMOS JOGOS
A quarta rodada será no dia 4 de fevereiro:
Prudentópolis x Maringá
Rio Branco x Foz do Iguaçu
Toledo x Paraná Clube
Londrina x Cianorte
Coritiba x Atlético
União/Francisco Beltrão x Cascavel