Offline
MENU
Logo Radio

Treinamento de Oficiais de Competição promovido pela FIA contou com a participação de 09 integrantes femininas
Por Administrador
Publicado em 29/07/2026 14:30
Automobilismo

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) realizou no último final de semana (dias 25 e 26 de julho), em Mogi Mirim (SP), o Treinamento de Oficiais de Competição voltado ao aprimoramento e padronização das operações desportivas na América do Sul. A iniciativa, idealizada por Fabiana Ecclestone, Vice-Presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, reuniu 35 participantes de seis países da região, além de uma expressiva presença feminina entre os inscritos.

Das 09 participantes brasileiras, 07 já participaram do FIA Girls On Track Brasil, uma iniciativa da CFA – Comissão Feminina de Automobilismo da CBA, que tem como objetivo promover através de diversas ações e formatos a cada temporada a presença de mulheres no automobilismo, nas pistas e em todas as funções do Motorsport. Estiveram presentes no treinamento Brenda Farias, Gabrielle Ramada, Isadora Paro, Laura Domingues, Mylu Takafaz, Patricia Duarte, Gabriela Pedron (nossa diretora de prova na Seletiva de Kart e no E-sports).

“A participação das meninas no treinamento nos deixou extremamente felizes, pois sabermos que através das ações promovidas pela CFA estamos abrindo portas para novos talentos femininos no automobilismo é muito gratificante. É olhar para esses três anos de projeto e entender que nosso objetivo está se concretizando através de oportunidades e abertura do mercado”. comemorou a presidente da CFA, Bia Figueiredo - criada por Giovanni Guerra, presidente da CBA, em 2023 – e representante do Brasil na FIA Girls on Track desde 2021.

Rachel Loh, integrante da CFA e coordenadora dos estágios, não esconde a empolgação com a participação das meninas no encontro através da atuação no automobilismo. “Quando soube fiquei emocionada. Saber que elas tiveram oportunidade de buscar seu espaço e que o primeiro passo foi através do FIA Girls on Track me deixa muito feliz! Dá aquela sensação de missão cumprida”, disse radiante.

O programa foi estruturado em três fases progressivas, iniciando com módulos teóricos online na plataforma da FIA e webinars dedicados às funções de direção de prova, comissários desportivos e oficiais de pista. A etapa presencial no interior paulista contou com a condução de instrutores enviados pela própria entidade internacional a partir da Europa, abordando estudos de casos reais e rotinas operacionais de eventos automobilísticos.

Para a Vice-Presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, a ação atendeu a uma demanda recorrente das federações locais por capacitação de alto nível acessível à região. “O feedback dos participantes foi extremamente positivo. Nosso objetivo ao trazer os instrutores da FIA diretamente para a América do Sul foi criar uma oportunidade viável e abrangente para que os oficiais das nossas confederações pudessem se aprofundar nas diretrizes internacionais sem a necessidade de grandes deslocamentos. O fortalecimento do automobilismo sul-americano passa inevitavelmente pela formação e pela valorização do nosso quadro técnico. Foi um final de semana de muito trabalho e de grande colaboração com a CBA e a Vicar, organizadora da Stock Car”, destacou Fabiana Ecclestone.

A programação foi encerrada no domingo (26) com uma vivência prática no Autódromo do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), ao acompanhar a sexta etapa da Stock Car Pro Series, realizada no circuito. Durante as atividades de pista, o grupo foi recebido por profissionais da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e acompanhou a operação das equipes de direção de prova, comissários e fiscais em diferentes frentes ao longo também das outras categorias que compuseram o fim de semana, como o TCR South America e Brasil, Stock Light e Fórmula 4 Brasileira.

Ao final do treinamento, todos os participantes que concluíram as fases teóricas e práticas receberam os certificados oficiais de participação emitidos pela FIA. A lista de inscritos presentes contou com representantes de Bolívia, Brasil, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) - Foi criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), com o objetivo de aumentar a presença de mulheres no automobilismo, nas pistas e em todas as funções do Motorsport. 

(Assessoria)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!