A Prefeitura de Maringá inaugurou nesta quarta-feira, 19, o Centro de Supervisão Operacional do Transporte Coletivo (CSO), estrutura que permitirá acompanhar em tempo real a operação dos ônibus na cidade. Instalado na nova sede da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), na Avenida Rebouças, o espaço conta com 13 telas que concentram dados sobre circulação dos veículos, horários, número de passageiros, viagens e desempenho das linhas.
O centro será utilizado por fiscais, engenheiros e agentes de trânsito para acompanhar a operação e reunir informações que auxiliem no planejamento do transporte coletivo. Todos os ônibus são monitorados por GPS, permitindo verificar a localização dos veículos e identificar se estão circulando dentro do horário previsto, adiantados ou atrasados. Além do acompanhamento da frota, o sistema reúne indicadores de bilhetagem digital, quantidade de viagens realizadas, quilometragem percorrida e dados sobre o desempenho das linhas.
Os dados também serão coletados por meio do aplicativo 'Na Hora Maringá'. Hoje, cerca de 38 mil passageiros utilizam o app e têm acesso mais fácil e rápido a informações e serviços do transporte coletivo na cidade. Clique aqui para baixar.
O investimento previsto para os primeiros 12 meses é de até R$ 2,6 milhões. O valor contempla a implantação e a operação do centro, licenças da plataforma digital, aplicativos, capacitação dos servidores, suporte técnico, infraestrutura e armazenamento em nuvem, georreferenciamento da frota e sistema de comunicação com os passageiros.
Como parte do projeto, há previsão de instalação de telas no Terminal Urbano para que o passageiro possa consultar informações sobre todas as linhas e horários do transporte coletivo.
O prefeito Silvio Barros afirmou que os resultados obtidos por meio do CSO ajudarão a criar estratégias para atrair mais passageiros ao transporte coletivo. “Poderemos saber quantos passageiros usam uma determinada linha e se essa linha está dando prejuízo ou retorno. Com essas informações, poderemos redesenhar o sistema. Hoje, a prefeitura investe cerca de R$ 70 milhões por ano para subsidiar o sistema de transporte coletivo e, a partir destes dados, vamos poder redirecionar toda a rede de transporte público. Nossa ideia é termos linhas com tarifa zero”, destacou.
O secretário de Mobilidade Urbana, Luciano Brito, reforçou que os dados enviados pelos passageiros, por meio do aplicativo ‘Na Hora Maringá’, vão auxiliar na análise das estatísticas. “Nós queremos melhorar a comunicação com o usuário. Pelo aplicativo, ele poderá fazer observações sobre viagem, horários, itinerários, entre outras questões, diretamente com a Semob, que poderá cobrar a empresa de transporte para fazer ajustes, caso seja necessário”, ressaltou.
Para o diretor da TCCC, Roberto Jacomelli, a partir de agora, haverá mais assertividade por meio da tomada de decisões por parte da Semob. “É o município monitorando, fazendo o papel dele, e cobrando a concessionária para que faça a parte dela. Acredito que esse sistema será muito útil para que possamos melhorar o serviço ao público”, pontuou.
Presenças - também estiveram presentes na inauguração a primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros; a vice-prefeita Sandra Jacovós; o analista de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana de Brasília, José Xavier; a diretora de transportes da Transitar Cascavel, Larissa Boieng; o sócio da empresa BRY USA, Luigi Mota e secretários municipais.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)