Com atuação impecável de seus três cavaleiros que disputaram a prova final da segunda etapa do Longines Xtreme Teams’ Challenge, sábado (27/04), no final da tarde, em Curitiba, a equipe Exitum venceu e assumiu a liderança do inédito campeonato por equipes, que vem revolucionando o hipismo de salto no País.
Sem cometer nenhuma falta no percurso da decisiva prova de velocidade, os cavaleiros Stephan Barcha (65,47 segundos, o segundo mais rápido de toda a competição), André Moura (68,43 segundos) e Luís Pimenta Alves (69,22 segundos) foram os primeiros a entrar na pista e somaram o tempo total de apenas 203,12 segundos, o que fez a maioria dos cavaleiros seguintes a cometer faltas que somavam 4 segundos por cada derrube de obstáculo.
Foi o caso, por exemplo, até da equipe que ficou em segundo lugar: a Artem, a quarta a entrar na pista. Com o melhor tempo entre todos os cavaleiros, Artemus de Almeida (65,41 segundos) não cometeu falta e deixou a equipe Artem numa boa situação. Seus companheiros Gabriel de Queiroz Gouveia (66,59 segundos) e Bruno Chaves Peçanha (65,91 segundos) também fizeram excelentes tempos, porém, cometeram três faltas (12 segundos a mais) e totalizaram 209,91 segundos.
Com quatro faltas de seus três cavaleiros (Luís Octavio Buller Cintra Franco, Rafael Ribeiro e Lucio Osório), que somaram 16 segundos no tempo total de 213,45 segundos, o team Aurum ficou com o terceiro lugar. E em quarto classificou a equipe Imperium, dos cavaleiros Doda Miranda, Marcello Ciavaglia e Rafael Rodrigues Isasa, que zerou os três percursos optando por não correr e nem encurtar muito as pistas. Somou 219,21 segundos.
Com a vitória em Curitiba, a equipe Exitum passou a somar 47 pontos com o quinto lugar da primeira etapa, na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo. É a nova líder do Longines XTC, com apenas um ponto a mais que a segunda colocada do campeonato, a Artem (46), que ficou em segundo nesta etapa e tinha obtido o terceiro lugar em São Paulo.
O “pega” para a próxima etapa, no Clube Hípico Santo Amaro, no início de junho, promete muita emoção. Isso porque a equipe vencedora da primeira etapa, a Opus, não teve hoje um dia bom entre seus três cavaleiros (José Reynoso Fernandes Filho, José Luiz Guimarães e Giulia Scampini), ficando apenas com o sexto lugar. Mesmo assim, ocupa o terceiro lugar do Longines XTC, com 45 pontos (apenas 2 atrás da equipe líder).
Este foi o resultado oficial da final em Curitiba:
1º) Team Exitum (Luís Felipe Pimenta Alves, André Fonseca Moura e Stephan de Freitas Barcha), 203,12 segundos;
2º) Team Artem (Artemus de Almeida, Gabriel Gouveia e Bruno Chaves Pessanha), 209,91 segundos;
3º) Team Aurum (Luís Octavio Buller Cintra Franco, Rafael Ribeiro e Lucio Osório), 213,45 segundos;
4º) Team Imperium (Marcello Cavaglia, Rafael Rodriguez Isasa e Doda Miranda), 219,21 segundos;
5º) Team Crystallini (Patsy Mourão Zurita, Fábio Sarti e Thiago Ravhy De Sá e Silva), 225,02 segundos;
6º) Team Opus (José Roberto Reynoso Fernandes Filho, Giulia Del Canton Scampini e José Luiz Guilherme de Carvalho), 225,15 segundos
7º) Team Vitae (Thiago Mattos, Kevin Cox Meira e Tiago Augusto Helney de Mesquita), 77,24 segundos; e,
8º) Team Fortuna (Juliano Loureiro Carlos, Cesar Almeida e Luís Antonio Piva Filho), 240,58 segundos.
Esta é a classificação completa do Longines XTC após duas etapas:
1º) Team Exitum, 47 pontos: 2º) Team Artem, 46: 3º) Team Opus, 45: 4º) Team Aurum, 40; 5º ) Team Fortuna, 36; 6º) Team Crystallini, 32; 7º) Team Imperium, 32; 7º) Team Vitae, 20: 9º) Team Opportuna, 18; 10º) Team Equus e Team Passion, 15; e 12º) Audacius e Auxilium, 13 pontos.