O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou, nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o programa de Revitalização de Estradas, que prevê obras em 9 mil e 800 quilômetros de rodovias estaduais, em todas as regiões do Paraná. O Governo do Estado vai investir 2 bilhões de reais no programa, o maior pacote de obras feito com recursos próprios.
As obras de restauração e conservação vão ser feitas ao longo de três anos, com início imediato, e compreendem grande parte da malha viária estadual, que é de 12 mil quilômetros. Ratinho Junior ressaltou que as medidas de ajuste adotadas pelo governo ajudam a criar um caixa para investimentos em setores importantes para a população.
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Pérola, no Noroeste do Estado, Darlan Scalco, afirmou que todas as cidades paranaenses vão ser beneficiadas com as melhorias.
A Secretaria de Infraestrutura trabalha desde o início do ano com os órgãos de fiscalização e controle, como o Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Tribunal de Justiça, para a liberação das obras. O secretário Sandro Alex explicou que os projetos já vêm de anos, mas estavam judicializados e precisaram ser revistos para readequar com os valores atuais.
As obras foram divididas em 33 lotes, conforme as superintendências regionais do DER, o Departamento de Estradas de Rodagem, e compreendem todas as Regiões do Estado. Na Regional Leste vão ser revitalizados 488 quilômetros de rodovias. Nos Campos Gerais e no Norte do Estado, serão 1.900 quilômetros de cada.
O Noroeste vai ter 3 mil e 200 quilômetros revitalizados e a Região Oeste 2 mil e 300 quilômetros. O diretor-geral do DER, João Alfredo Zampieri, explicou que o programa abrange praticamente toda a malha viária do Estado, com exceção dos trechos consorciados e que pertencem ao governo federal.
Em parte dos lotes, serão feitos serviços corretivos, com reparos superficiais e remendos profundos localizados, além da melhoria da drenagem do pavimento.
Nas rodovias que funcionam como corredor de escoamento estão previstas obras mais profundas. São serviços de segurança ao usuário e proteção do pavimento, com correções ao longo dos trechos rodoviários, e aplicação de produtos asfálticos polimerizados, que garantem mais durabilidade à pavimentação.
Além disso, todo o trecho da faixa de domínio da malha rodoviária estadual vai passar por conservação frequente, tanto os trechos pavimentados como os não pavimentados. Isso inclui a limpeza das sarjetas, meios-fios e bueiros; limpeza e recomposição da sinalização vertical e controle da vegetação com roçada manual, capina e remoção de resíduos. (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)
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