Em seus 23 anos de história, o Teatro Calil Haddad já recebeu shows, exposições e peças teatrais, variando da comédia ao drama. A novidade é a abertura do teatro aos finais de semana, viabilizando ainda mais o acesso do público às atrações culturais. A Prefeitura de Maringá contratou uma equipe de segurança privada, para a abertura do teatro aos sábados, domingos e feriados. As atrações são compostas pelo Museu Helenton Borba Cortes, Patrimônio Histórico Cultural e exposições concentradas no 1º piso do teatro.
A visitação pode ser realizada de segunda à sexta, das 8 às 21 horas e sábados, domingos e feriados, das 8 às 20 horas. Em dias de evento, o horário é ampliado. O teatro é composto por 2 andares e mais de 78 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para acomodar 759 pessoas.
Museu Helenton Borba Cortes
Dentro do teatro, o Museu de História e Arte Helenton Borba Cortes abriga peças históricas, como fotografias e maquinários agrícolas, cedidos por pioneiros. O piano que pertenceu Joubert de Carvalho, autor da música ′Maria do Ingá′, que deu origem ao nome da cidade, é uma das peças importantes do acervo.
Patrimônio Histórico Cultural
O teatro abriga a Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural, criado em 1984. O setor funciona dentro do teatro e é responsável por resgatar documentos históricos de Maringá, disponíveis para consulta e análise de professores e acadêmicos interessados em conhecer a história da cidade.
Exposições
Maringá Raízes
A exposição ′Maringá Raízes′ mostra objetos antigos que contam um pouco da história do desenvolvimento da cidade, como faixas maçônicas, televisores e chaleiras. A exposição segue até sexta, 31.
Paço Municipal
As fotografias expostas no teatro, mostram as etapas da construção dos três prédios do Paço Municipal. A exposição também segue até sexta, 31.
As exposições estão no 1º piso do teatro Calil Haddad e as visitações seguem o horário de funcionamento do teatro.
′É um dos teatros de referência do sul do país. Temos uma série de obras de arte espalhadas pelo prédio, com uma arquitetura diferenciada. Além de tudo, o horário de funcionamento é bem flexível′, afirma o Secretário de Cultura Miguel Fernando.
(Foto: Aldemir de Morais / PMM)
MAIS...