A terceira edição do Fórum Paranaense de Cinema começa nesta sexta-feira (07), às 13h30, na Cinemateca de Curitiba, se estende até sábado (08). Promoção da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná, em parceria com o programa de mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, da Unespar, e com o festival 8° Olhar de Cinema, o evento contará ao todo com três mesas-redondas.
A discussão de abertura terá como tema “Espaços de cinema: curadoria e programação” e a mediadora será a diretora do Museu da Imagem e do Som do Paraná, Cristiane Senn.
Participarão da discussão Leonardo Bonfim, programador da Cinemateca Capitólio, espaço da prefeitura de Porto Alegre; o crítico Carlos Eduardo Lourenço Jorge, curador do Cine Com-Tour UEL, sala vinculada à Universidade Estadual de Londrina; Marden Machado, jornalista e um dos programadores do Cine Passeio, em Curitiba; e Thaísa Sade, nova coordenadora da Cinemateca de Curitiba. Os convidados falarão sobre os desafios de programar locais públicos de cinema sob seu comando.
No sábado (8) pela manhã, a mesa “Políticas para o audiovisual”, marcada para as 10 horas, reunirá gestores de esferas municipais e estaduais, entre eles a superintendente de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, que falará de sua gestão, iniciada em janeiro deste ano, que tem como uma das metas mais importantes intensificar o diálogo com municípios de todo o Estado.
Também participam da mesa Milena Evangelista, que traz a sua experiência de 12 anos na Secretaria de Cultura de Pernambuco, onde coordenou o audiovisual de 2015 a 2019 e acompanhou o avanço nas políticas públicas e a implementação de políticas afirmativas.
Completam a segunda mesa Caio Cesaro, secretário de Cultura de Londrina, que organiza em sua gestão um edital com coinvestimento do FSA/Ancine em diálogo com a classe; e Beto Lanza, diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, que participou do processo de implementação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e, mais recentemente, do lançamento de um novo cinema de rua da capital, o Cine Passeio, administrado em parceria com uma OS, o ICAC. O mediador será o cineasta Rafael Urban, presidente da AVEC.
A terceira e última mesa, prevista também para sábado às 13h30, tem como tema “Ensino público de audiovisual”.
Participam Amaranta Cesar, professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Eduardo Fonseca, coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu; Fabiana Moro, coordenadora do curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo do IFPR, Câmpus Curitiba; e Alexandre Rafael Garcia, professor da graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que falará do curso que modificou o panorama da indústria do audiovisual no Estado.
PROGRAMAÇÃO:
“Espaços de cinema: curadoria e programação”
(07, das 13h30 às 15h30).
Os desafios de programar espaços públicos de cinema. Como mobilizar o espectador em um momento de mudança de comportamento de consumo?
“Políticas para o audiovisual”.
(08, das 10h às 12h).
Diagnósticos e perspectivas para o audiovisual paranaense.
“Ensino público de audiovisual”
(08, das 13h30 às 15h30).
Panorama sobre o ensino de cinema e televisão no Estado. Como garantir formação ampla e crítica às alunas e aos alunos, resistindo às tentativas de desmonte da educação pública.
CINEMATECA DE CURITIBA.
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco, Curitiba – Paraná - Entrada gratuita.
(Foto: AENpr)
MAIS...