Calor, pista abrasiva e muita terra. Os desafios do autódromo de Campo Grande, MS, não foram suficientes para frear o gás do piloto paranaense Julio Campos que chegou à sexta etapa da Stock Car vindo de uma sequência de pódios – 1º lugar em Santa Cruz do Sul , RS e 3º em Londrina, PR. Neste sábado de treinos e classificatório para as duas corridas de domingo, 11, Julio garantiu a segunda posição do grid, dividindo a primeira fila com Thiago Camilo. O outro piloto da equipe, Valdeno Brito, larga em décimo.
“Realmente a pista trouxe muita dificuldade para todos os pilotos. Estamos com um carro muito bom, mas a pista está muito suja. Como fiquei em sexto no Q3 (grupo dos seis mais rápidos no classificatório) e fiz a minha volta primeiro, tinha muita terra na pista ainda dos carros do Q2, então acho que fui prejudicado por isso. No Q1 e no Q2 fiz duas voltas em cada para garantir melhor desempenho, então também houve um gasto adicional de pneu, comparado com o Thiago, por exemplo. Mesmo assim foi muito bom, já ficaria feliz com um terceiro ou quarto lugar devido à dificuldade da pista. Então, largar na primeira fila na Stock Car é excelente”, explica Julio Campos, que está em quarto lugar no ranking geral da competição.
O chefe de equipe Rodolpho Mattheis também comemora os resultados do dia.
“A performance foi muito boa, apesar de o objetivo de colocar os dois pilotos no Q3 não ter sido alcançado. Mas aqui em particular já sabíamos que o desafio ia ser grande. Só de largarmos na primeira fila com o Julio, já demos um salto. Levando em consideração que brigamos pelo campeonato com Rubinho, Ricardinho e Daniel, estamos largando bem na frente deles neste domingo. Isso para o campeonato pode ser bem positivo se conseguirmos somar bons pontos. O desafio vai ser marcar o Camilo que está largando na nossa frente”, conta.
O piloto paraibano Valdeno Brito larga em 10º lugar, com sensação de que faltou pouco para entrar no Q3. “Poderia ter sido melhor, ainda estamos tendo dificuldade em acertar o carro em alguns tipos de curva e isso acaba tirando dois, três décimos que fazem falta para um resultado melhor. Mas são duas corridas longas, com bastantes desafios, mas sigo querendo o pódio”.
Melhor estratégia, mais pontos
Para as corridas deste domingo, as estratégias das equipes serão agressivas e quem melhor acertar vai somar mais pontos. É o que quer a equipe Prati-Donaduzzi, que tem o piloto Julio Campos em quarto lugar no ranking, a apenas 26 pontos do líder do campeonato, Daniel Serra.
“Vai ser uma corrida dura em termos de estratégia espero que a gente consiga acertar como em Santa Cruz”, conclui Mattheis.
As corridas em Campo Grande, MS, serão realizadas neste domingo, às 15h e às 16h, horário de Brasília.
(Foto: Cleocinei Zonta/Divulgação)