Pela primeira vez em sete anos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Gustavo Farias vai utilizar produtos de higiene recomendados pela ANVISA
Nesta quarta-feira (28), os profissionais da higienização, enfermeiros e demais funcionários da UPA de Sarandi, receberam uma capacitação sobre germicidas. O objetivo é fazer um controle adequado, para que não ocorra casos de infecção hospitalar.
A especialista de produtos, que atua há 15 anos na EMS (indústria multinacional brasileira de produtos farmacêuticos hospitalar), Alessandra Malamão, explica que a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde é de extrema importância para evitar a transmissão aos pacientes.
“Esse treinamento orienta as equipes para utilizar o produto não apenas como um desinfetante hospitalar, mas também conceitos para combater infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)", explica.
Segundo ela, o produto e o protocolo de execução são mesmos, mas o conceito deve ser compreendido. "Aonde está a infecção? Por que eu levo a infecção ao paciente? Quais os produtos que devo utilizar?”, ressalta a especialista.
A UPA estava utilizando itens de limpeza domiciliar para a execução de tarefas conforme explica o Enfermeiro Padrão, Marcos Benatti.
“Não existia em outras gestões, dentro da história de Sarandi, instruções para uso de germicidas em serviços de saúde, a gente utilizava produtos de uso domésticos convencionais como saneantes, multiuso, entre outros, que não são efetivos para o combate de germicidas hospitalares” explica o enfermeiro.
Após as orientações da palestrante, tanto a UPA quanto as Unidades Básicas de Saúde de Sarandi (UBS’s) utilizarão os produtos protocolados e certificados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Esses produtos são mais eficazes no combate à infecção hospitalar, pois as bactérias são mais resistentes e sobrevivem aos produtos convencionais.
“Esperamos que com isso, os pacientes tenham mais qualidade no atendimento e na limpeza das unidades, tendo um menor risco de infecção hospitalar, que é o nosso foco.” complementa o Enfermeiro Padrão, Marcos Benatti.
As instruções foram dadas em dois turnos para turmas pequenas, de maneira que o atendimento à população sarandiense não fosse prejudicado.
(Foto: Assessoria PMS)