Tomou posse na manhã desta segunda, 4, o novo secretário de Assistência Social e Cidadania, Ailton Morelli. A solenidade contou com a participação do prefeito Ulisses Maia, vice-prefeito Edson Scabora, do reitor da UEM, Julio Damasceno, dos vereadores Carlos Mariucci, Sidnei Telles e Alex Chaves, secretários municipais, convidados e demais servidores.
O prefeito Ulisses Maia enfatizou que a escolha de Morelli foi feita por critérios técnicos, um compromisso assumido desde a campanha eleitoral que reduziu de 540 para 150 os cargos comissionados. “Para a seleção de nossos quadros observamos a técnica e a política pública sim, mas não a política eleitoreira e ideológica. Para se ter uma ideia, dos 450 servidores da pasta, apenas quatro são cargos comissionados”, destacou.
O novo secretário agradeceu o convite e a confiança da equipe. Lembrou da primeira palestra que proferiu há 25 anos para discutir a extinta FUNDECS (Fundação de Desenvolvimento Social e Cidadania de Maringá). “Hoje temos uma grande estrutura com mais de 500 pessoas. Nosso objetivo é assegurar a discussão em rede, reduzindo todo e qualquer sofrimento das pessoas”, destacou Morelli.
O reitor da UEM, Julio Damasceno, destacou a competência do secretário e agradeceu a administração municipal por selecionar profissionais comprometidos. “Além de tecnicamente muito capacitado, Morelli é uma pessoa equilibrada, persistente e corajosa”, frisou.
Morelli tem doutorado em Histórias das Infâncias e Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e é pesquisador do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Professor-associado, atuou como chefe de departamento, diretor de campus e diretor auxiliar no Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP-UEM). Nos últimos 25 anos, participa da formação, assessoria e atuação direta em conselhos municipais como o Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente (CMDA).
(Foto: PMM)