A Ouvidoria Municipal é um canal de comunicação entre a gestão e o cidadão. Por meio do telefone 156, o contribuinte informa a prefeitura sobre um problema ou faz sugestão. As demandas são repassadas às secretarias para solução imediata. Em 2019, a ouvidoria recebeu 83.393 solicitações - 85% dos problemas relatados já foram solucionados.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) lidera o número de pedidos com 33.123 solicitações - 70% atendidas. As principais demandas são do setor de arborização, iluminação e limpeza pública. Em seguida vem as secretarias de Fazenda, Saúde e Meio Ambiente e Bem - Estar Animal.
O diretor da Ouvidoria, Marcos Boggo, reforça a importância do canal de comunicação entre a prefeitura e o cidadão. "É fundamental que o cidadão faça suas reivindicações, pois isso nos mantém alertas para atendê-los. Todo relato notificado ao 156 é imediatamente encaminhado às secretarias e andamento do protocolo pode ser acompanhado pelo cidadão", afirma.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)