Offline

Atenção à saúde mental reforça atendimento humanizado em Maringá
Notícias de Maringá
Publicado em 14/01/2020

Inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) com atendimento 24 horas, inclusão de médicos no programa Consultório na Rua, aumento de cinco para 12 pontos de distribuição de psicotrópicos e ampliação do atendimento de emergência psiquiátrica do Hospital Municipal.  Essas e muitas outras ações reforçam a atenção da Prefeitura de Maringá com a saúde mental e o perfil humanizado da gestão.

 

Além disso, ano passado foram implantadas seis referências em consultas psiquiátricas em quatro UBSs (Iguaçu, Quebec, Morangueira e Aclimação), no Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamusep) e no Hospital Memorial. As unidades prestam suporte à Atenção Básica, nos casos de médio risco. 

 

A rede de saúde Mental do município também contempla: serviço de Emergência Psiquiátrica Pública - 26 leitos, no Hospital Municipal. Fornece o Complexo Maringaense de Saúde Mental, com serviços dos Centros de Atenção Psicossocial: CAPS II Canção, CAPSi (infantil), CAPSad (álcool e outras Drogas) e o CAPS III (atendimento 24 horas, com 12 leitos de acolhimento para pessoas em crises de transtorno mental, álcool e outras drogas).

 

O serviço também conta com atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com Psicólogos e apoio do Núcleo Ampliado de Apoio a Saúde da Família e Atenção Básica (NASF), consultório na Rua e duas Residências Terapêuticas (masculina e feminina). E para facilitar o acesso à medicação, o Programa Farmácia Móvel leva medicamentos psicotrópicos aos bairros e distritos do município.

(Foto: Vivian Silva/PMM)

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!