Inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) com atendimento 24 horas, inclusão de médicos no programa Consultório na Rua, aumento de cinco para 12 pontos de distribuição de psicotrópicos e ampliação do atendimento de emergência psiquiátrica do Hospital Municipal. Essas e muitas outras ações reforçam a atenção da Prefeitura de Maringá com a saúde mental e o perfil humanizado da gestão.
Além disso, ano passado foram implantadas seis referências em consultas psiquiátricas em quatro UBSs (Iguaçu, Quebec, Morangueira e Aclimação), no Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamusep) e no Hospital Memorial. As unidades prestam suporte à Atenção Básica, nos casos de médio risco.
A rede de saúde Mental do município também contempla: serviço de Emergência Psiquiátrica Pública - 26 leitos, no Hospital Municipal. Fornece o Complexo Maringaense de Saúde Mental, com serviços dos Centros de Atenção Psicossocial: CAPS II Canção, CAPSi (infantil), CAPSad (álcool e outras Drogas) e o CAPS III (atendimento 24 horas, com 12 leitos de acolhimento para pessoas em crises de transtorno mental, álcool e outras drogas).
O serviço também conta com atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com Psicólogos e apoio do Núcleo Ampliado de Apoio a Saúde da Família e Atenção Básica (NASF), consultório na Rua e duas Residências Terapêuticas (masculina e feminina). E para facilitar o acesso à medicação, o Programa Farmácia Móvel leva medicamentos psicotrópicos aos bairros e distritos do município.
(Foto: Vivian Silva/PMM)