Offline
Ensino inclusivo em Maringá atende 550 alunos com equipe multidisciplinar
21/02/2020 11:02 em Notícias de Maringá

Alunos e professores fazem parte da educação inclusiva na rede municipal de ensino de Maringá. O município conta com duas professoras deficientes visuais e uma autista na equipe. Aproximadamente 550 alunos com necessidades especiais estão matriculados nas escolas e 350 servidores atendem como apoio em sala de aula e recebem capacitação mensalmente. 

 

Janaína de Fátima Agostinis Souza, professora com deficiência visual, conta que o início da sua inclusão no sistema de ensino foi na Escola Municipal Ulysses Guimarães, “é a realização de um sonho estar em um ambiente como este”. Na estrutura de ensino municipal existem 26 Salas de Recursos Multidisciplinares (SRM), sendo 21 para atender alunos com deficiências intelectuais ou físicas, 2 para atender alunos com altas habilidades, ou seja, superdotação, 2 para atender alunos com problemas visuais e 1 para alunos com problemas auditivos.

 

Quando a criança apresenta algum atraso na aprendizagem e desenvolvimento ou possui alguma patologia relacionada a saúde alimentar, é encaminhada para o Centro Municipal de Apoio Especializado Interdisciplinar (CEMAE). No local, uma equipe multi-interdisciplinar realiza orientação educacional, acompanhamento pedagógico e psicológico, assessoria pedagógica da educação especial e inclusão educacional, atendimento fonoaudiológico e psicopedagógico e estimulação essencial. Entre os principais laudos estão o Transtorno do Espectro Autista, deficiência neuromotora, Síndrome de Down e deficiência intelectual, visual e auditiva.

(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!