Representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estiveram em Washington, capital dos Estados Unidos, para uma reunião do Laboratório de Internacionalização, do qual a UEM faz parte e que é coordenado pelo Conselho Americano de Educação. Em pauta, o acompanhamento das atividades de internacionalização desenvolvidas até agora na universidade, além de discussão em grupo sobre as experiências da UEM e de outras duas universidades brasileiras, as federais de Goiás (UFG) e do Pará (UFPA).
“Agora estamos no processo de levantamento de informações sobre internacionalização na universidade. É um planejamento: vemos onde estamos e onde queremos chegar, e construímos ações considerando as metas estabelecidas para cada indicador” esclarece Sandra Schiavi, assessora do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM. Para dar sequência, em breve a comunidade acadêmica será consultada por meio de questionários.
O encontro ocorreu ontem (20) durante todo o dia, e Schiavi e Luiz Fernando Cótica, diretor de pesquisa e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), representaram a UEM. Foram recepcionados pelos professores Susan Carvalho, da Universidade do Alabama, e Robert Edward “McKenna” Brown, da Universidade Virginia Commonwealth, além de Patricio Pereira Marinho, coordenador de Parcerias Estratégias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Relembre – A UEM faz parte do Laboratório de Internacionalização do Conselho Americano de Educação após receber convite da Capes e da Comissão Fulbright Brasil. Além das três universidades brasileiras, 15 norte-americanas estão no grupo.
(Foto: Comunicação UEM)