A Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) começou a recuperar as estradas rurais. Trabalho de manutenção é uma constante durante o ano. Reforma é intensificada no começo do ano pelas chuvas que deterioram mais o piso abrindo buracos. E também porque começa escoamento das safras agrícolas na região. Ao todo são 260 quilômetros em vias na zona rural maringaense.
Maquinários e servidores começaram na semana passada pela Estrada Santo Inácio. Agora estão na Estrada Romeira, Romeirinha e Hiller. Também há trabalhos nos distritos de Floriano e Iguatemi. E seguem para outras regiões nos próximos dias.
Gerente de Pavimentação da Semusp, Alexandre Guinoza, informa que recuperação é feita com cascalho quando estrada está mais deteriorada. Em casos de buracos ou valas feitas pela chuva, somente passar maquinário como motoniveladora e rolo compactador já resolve.
Já há grande fluxo de caminhões, colheitadeiras e tratores pelas estradas rurais pela colheita e escoamento da safra de soja. No trecho da estrada Romeira o movimento é grande essa semana pelo trabalho agrícola.
A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Maringá (Seide), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), acompanha o trabalho por estar em contato com produtores rurais. Seide cuida para que escoamento da safra ocorra da melhor maneira possível na região maringaense.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)