Offline
Saúde de Maringá intensifica combate à dengue com uso de bomba manual
22/02/2020 08:56 em Notícias de Maringá

Aplicação do produto contra o mosquito Aedes aegypty é mais uma ação intensificada da Prefeitura de Maringá para combater a dengue. O trabalho de campo é realizado com o bloqueio costal, controle químico aplicado com bomba manual nas regiões com maior incidência de dengue. São mais de 1,5 mil casos confirmados em Maringá.

 

O equipamento de 35 kg é manuseado pelos agentes de endemias, num raio de 300 metros nas ruas, das 6 às 8h30, e das 16 às 19h30, período com menos vento e mais eficácia do produto. O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Eduardo Alcântara explica que o veneno alcança distância suficiente para entrar nos quintais das casas.

 

A primeira ação dos agentes é com o trabalho mecânico, inspecionando as casas e eliminando manualmente os focos de dengue. Além dos pontos estratégicos como grandes empresas e ferros-velhos. A prefeitura intensificou o trabalho de prevenção e combate desde o ano passado. 

 

Secretário de Saúde, Jair Biato, reforça que a Prefeitura de Maringá está fazendo a sua parte com mutirão de limpeza e busca de focos da dengue nas casas, treinamento da equipe para busca ativa e eliminação de larvas, abertura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até 21 horas. Ampliação de profissionais e médios nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), mobilização com a sociedade e alunos, aplicação de veneno com equipamento individual dos agentes e multa em propriedades em estado de má conservação. 

 

Agora é preciso, mais do que nunca, que você faça a sua parte também, sabe como? Vistoriando o quintal diariamente para mantê-lo limpo e sem água parada, amarrando bem o saco de lixo, jogar o lixo no lixo e não nas vias públicas, cobrindo espaços que acumulam água com lona, tampando caixas de d′água e limpando a piscina com produtos químicos. 

(Foto: PMM)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!