O Palmeiras enfrenta o Santos neste sábado (29), às 16h, no estádio do Pacaembu, pela oitava rodada do Campeonato Paulista, com chances de assumir a liderança do Grupo B da primeira fase. Será o segundo clássico do Verdão nesta edição do estadual, após empatar sem gols com o São Paulo em Araraquara, no mês passado. O jogo também pode marcar a estreia do reforço Rony, apresentado pelo clube na quinta-feira (27).
O Verdão tem a segunda melhor campanha do Paulista no geral, com 16 pontos (cinco vitórias, um empate e uma derrota). O time também é o vice-líder do Grupo B, atrás do Santo André, que tem 19 pontos – o rival já jogou na rodada e, caso o Palmeiras vença, assume a ponta por ter melhor saldo de gols. Nas quartas de final, que será disputada em jogo único, o primeiro colocado terá a vantagem de jogar em casa contra o segundo.
No último treino antes da partida, na manhã desta sexta-feira (28), o técnico Vanderlei Luxemburgo ensaiou bolas paradas e corrigiu o posicionamento defensivo e ofensivo da equipe na Academia de Futebol – Rony treinou entre os titulares pela primeira vez. Após a atividade, parte do grupo cobrou penalidades e outra metade participou de uma atividade técnica em campo reduzido.
PALMEIRAS É O MELHOR VISITANTE
NA ERA DOS CLÁSSICOS COM TORCIDA ÚNICA
O Palmeiras possui o melhor aproveitamento jogando clássicos fora de casa desde a implantação do sistema de torcida única, em abril de 2016: são seis vitórias em 20 jogos diante de seus rivais longe de seus domínios, seguido do Corinthians e do Santos, ambos com quatro triunfos em 21 partidas, e do São Paulo, com um triunfo em 23 clássicos como visitante.
Além disso, o Maior Campeão do Brasil também é o time menos vazado nesta condição (20 gols sofridos contra 22 do Corinthians, 27 do Santos e 41 do São Paulo) e o segundo que mais gols marcou (16 tentos, atrás apenas do São Paulo, com 18, e à frente de Santos, com 15, e Corinthians, com 12).
SANTOS É O TIME QUE O VERDÃO
MAIS VENCEU E MAIS FEZ GOLS NA HISTÓRIA
Apesar de ter jogado mais contra o Corinthians (372 partidas), é contra o Santos que o Palmeiras soma mais vitórias e mais gols marcados ao longo de sua história. Em 336 duelos com os santistas, são 141 vitórias e 564 gols marcados, contra 131 vitórias e 524 gols marcados diante dos corintianos. Foram, ainda, 89 empates e 106 derrotas contra o Alvinegro Praiano, além de 475 gols sofridos.
Pelo Campeonato Paulista, os clubes se enfrentaram 191 vezes, com 93 vitórias palmeirenses, 44 empates e 54 triunfos santistas – o último embate entre as equipes pelo estadual terminou com empate sem gols em 23/02/2019 no Allianz Parque. Pelo Paulista no Pacaembu, o histórico aponta ampla vantagem alviverde: são 17 vitórias palmeirenses, 12 empates e 9 triunfos alvinegros.
Em jogos disputados entre as duas equipes no Pacaembu, independentemente da competição, o retrospecto é extremamente equilibrado: são 30 vitórias para cada lado e 25 empates em 85 duelos disputados. O último encontro foi em 18/05/2019, pelo Campeonato Brasileiro, com goleada do Palmeiras por 4 a 0 (gols de Gustavo Gómez, Deyverson, Raphael Veiga e Hyoran).
VANDERLEI LUXEMBURGO TEM 11 VITÓRIAS
EM 19 PARTIDAS CONTRA O SANTOS
O técnico Vanderlei Luxemburgo fará seu 20º jogo contra o Santos como comandante do Verdão. Nos 19 já disputados, são 11 vitórias, dois empates e seis derrotas, com 36 gols marcados e 19 sofridos. Em clássicos, contabilizando também os duelos com Corinthians e São Paulo, são 60 partidas, 28 vitórias, 17 empates e 15 derrotas.
Atualmente em sua quinta passagem, Luxemburgo soma 383 partidas à frente do Palmeiras, acumulando 233 vitórias, 83 empates e 67 derrotas. É o terceiro treinador com mais jogos, atrás só de Luiz Felipe Scolari (485) e Oswaldo Brandão (585), e o terceiro que mais venceu pelo Verdão (233 vitórias), a apenas cinco triunfos do segundo colocado, Luiz Felipe Scolari (238) – Oswaldo Brandão é o líder (341).
Em Campeonatos Paulista, é o segundo treinador que mais comandou o Verdão (124 partidas, atrás só de Oswaldo Brandão, com 250) e o segundo que mais venceu (91 triunfos, atrás só de Oswaldo Brandão, com 149).
No Pacaembu, considerando todas as suas passagens pelo clube, o retrospecto é amplamente positivo: 17 jogos, com 10 vitórias, seis empates e apenas uma derrota, além de 30 gols marcados e 12 sofridos. O último jogo foi pela 3ª rodada do Paulistão de 2020, na goleada por 4 a 0 sobre o Oeste.
ALVIVERDE TEM O MELHOR ATAQUE
E A MELHOR DEFESA DO CAMPEONATO PAULISTA
A sétima rodada do Campeonato Paulista foi encerrada com o Palmeiras tendo o melhor ataque e a melhor defesa da competição – o time alviverde anotou 14 gols e sofreu somente três (ao lado do Novorizontino), o que garante ainda o melhor saldo do estadual (11).
O Palmeiras também é o time que mais dribla no campeonato com 82 dribles no total (média de 11,7 por jogo) contra 64 dribles (média de 9,1) do Santos, segundo colocado. Em dribles certos, o Verdão também é o número 1, com 55 no total.
O atacante Dudu soma 16 fintas sobre seus marcadores mesmo sem ter jogado diante do Oeste (poupado) e do Mirassol (suspenso) e está no topo da lista de dribladores do Paulista, seguido de Soteldo, do Santos, com 14. Em dribles certos, Dudu também é o líder com 12, a frente de Soteldo, com 10.
O Verdão é ainda a segunda equipe que mais finaliza a gol na competição – foram 130 tentativas, uma atrás do São Paulo, que tem 131 finalizações. Todos os dados são do Footstats e estão atualizados até o encerramento da 7ª rodada.
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
MAIS...