Offline

Mezanino dá perfil multiuso ao Terminal Urbano de Maringá
Notícias de Maringá
Publicado em 03/03/2020

O novo Terminal Urbano de Maringá já é usado pela comunidade. Ônibus das 66 linhas urbanas ocupam os 44 pontos internos de embarque e desembarque e os das linhas metropolitanas nas laterais do terminal. O mezanino tem área de 4 mil m² e será inaugurado em breve após licitação para que uma empresa administre o condomínio de lojas e praça de alimentação. O condomínio terá 14 lojas e 12 pontos na praça de alimentação. Há ainda três banheiros (entre masculinos, femininos e com acessibilidade), ponto de venda de créditos do transporte público, entre outros no espaço multiuso. Tudo com acesso facilitado com três escadas rolantes e três elevadores. "Estamos fazendo estudos para elaborar a planilha da licitação", informa o secretário da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Gilberto Purpur. 

 

A planilha tem as regras, dados e especificações para as empresas interessadas em participar do processo burocrático. Depois será publicado o edital. Em seguida abertura dos envelopes com propostas dos interessados. Estimativa é que procedimentos aconteçam ainda no primeiro semestre. Vencedora da licitação administrará condomínio com lojas e praça de alimentação. Ainda será responsável pela limpeza e segurança do piso superior. 

 

O mezanino do Terminal Urbano já está pronto. Já operam o administrativo, banheiros e o Centro Controle Operação (CCO) com equipe de segurança privada usando monitoramento das câmeras de vídeo. Por enquanto, somente o acesso 1, ao lado da entrada na avenida Tamandaré, está aberto. Outros dois acessos serão abertos após inauguração do mezanino.

 

Espaço superior do terminal tem cinco blocos com acesso por dois corredores laterais de aproximadamente 136 metros de comprimento. Há bloco administrativo, um de lojas, dois da praça de alimentação e outro com espaço cultural que será administrado pela Secretaria de Cultura. 

 

As lojas têm 70m² cada, num total de 970,80 m2. Já a praça de alimentação será formada por oito boxes de 20m² cada mais quatro boxes de 30m², somando 278,2m², numa área comum com as mesas de 345m². Haverá ainda mais dez quiosques, sendo seis no mezanino e quatro no térreo. 

 

A central administrativa está num corredor ao lado da escada rolante no acesso 1. São 7 salas mais dois banheiros. A empresa vencedora da licitação ficará com três salas, a prefeitura tem duas salas, a CCO uma sala e duas salas de uso comum como para depósito ou refeitório. 

(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!