Offline
Protocolos de higiene da UPA Zona Norte de Maringá asseguram medidas de prevenção
25/06/2020 14:49 em Notícias de Maringá

Os protocolos de higiene da UPA Zona Norte, exclusiva para pacientes que apresentem sintomas compatíveis ao coronavírus, são realizados a cada atendimento na área de triagem e consultório médico com a desinfetação do ambiente e equipamentos médicos. A constante troca de luvas, máscaras e aventais pelos trabalhadores de saúde também fazem parte das rígidas normas para garantir a segurança de profissionais e pacientes. 

 

Bancadas, portas, fechaduras e chão são desinfectados frequentemente. A cada 6 horas a sala de coleta de Swab, onde recolhe amostras respiratórias dos suspeitos, é lavada para garantir a eliminação do vírus. A higienização também é permanente nas alas de enfermaria, com a troca da vestimenta do profissional de saúde sempre que entra em contato com o positivado. Na recepção, cadeiras foram intercaladas para manter o distanciamento entre pessoas. 

 

Desde do dia 18 de março, quando a unidade tornou-se específica para atendimentos de pacientes com suspeitas de coronavírus, foram realizados 6.061 mil atendimentos, incluindo o Pronto Atendimento à Criança (PAC). 

 

O Secretário de Saúde, Jair Biatto, explica que tornar a unidade exclusiva para coronavírus faz parte das estratégias da saúde para separar o atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19 com outras enfermidades. “Justamente por isso é importante que a pessoa vá na UPA Zona Norte apenas quando sentir sintomas respiratórios agudos, mais febre alta, tosse seca ou falta de ar”, afirma.

 

Os atendimentos de urgência e emergência clínica ou cirúrgica como dor de cabeça, diarreia, vômito, dores no peito e dores musculares são realizados nas 4 unidades transformadas em UPAS 24 horas: Mandacaru, Pinheiros, Policlínica Zona Sul e Quebec. 

(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!