O Coritiba disputou a primeira partida da final do Campeonato Paranaense na tarde de domingo (02), contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada. O resultado foi o placar com o gol único, da equipe da casa. Agora o Coxa vai precisar reverter em casa, na quarta-feira (05), no Couto Pereira.
Caso o Coritiba vença o segundo jogo por um gol, a decisão será nos pênaltis. Caso finalize com um empate, o Athletico-PR fica com o título.
O jogo
Como durante a competição o Coxa teve a melhor campanha, com 11 vitórias, três empates e uma derrota, a primeira partida da final do Paranaense foi na Arena da Baixada. Para esse jogo, o treinador Eduardo Barroca colocou a campo Alex Muralha, William Matheus, Sabino, Rhodolfo, Patrick Vieira, Nathan Silva, Matheus Galdezani, Gabriel, Rafinha, Robson e Igor Jesus.
A primeira chegada ofensiva do jogo foi coxa-branca, com Sabino tentando o chute, sem sucesso. Aos nove minutos, Robson mandou uma bomba por cima do gol. O Verdão seguiu ditando o ritmo de jogo e não se intimidou de estar fora de casa.
O Piá do Couto Igor Jesus, aos 17’, deixou a marcação para trás e bateu, mas a zaga adversária tirou o perigo. A predominância do Coxa foi até os 30 minutos e só depois a equipe da casa tentou criar as chances. No entanto a primeira etapa terminou com o placar zerado.
Para o segundo tempo, o Coxa voltou com a mesma equipe. Logo aos seis minutos de jogo, o Verdão teve a chance de abrir o marcador, com Robson ficando cara a cara com o goleiro, no entanto, a defesa foi feita. A jogada foi em velocidade pela direita, em um avanço contundente do Alviverde.
Entretanto, o Athletico-PR também criou boas oportunidades, exigindo defesas do goleiro Alex Muralha. Então, o Barroca promoveu a primeira alteração no Coxa, a entrada de Natanael no lugar de Patrick Vieira.
Aos 26’, Matheus Galdezani bateu uma bomba em direção ao gol que tirou tinta da trave. Pouco depois, novas alterações no Alviverde, com as entradas de Thiago Lopes na vaga de Rafinha, e de Matheus Bueno, na de Matheus Galdezani.
Aos 39’, Matheus Bueno mandou uma bomba que podia ter entrado. Mas o castigo veio aos 45’, quando o Athletico-PR abriu o placar da decisão.
(Texto e Foto: Coritiba)