O piloto da Nissan e.dams Oliver Rowland dominou a corrida, da pole position até conquistar sua primeira vitória na Fórmula E, na penúltima prova das seis rodadas finais do Campeonato ABB FIA de Fórmula E, em Berlim. Rowland liderou cada uma das voltas da prova, tendo se classificado em primeiro lugar em seu grupo antes de assumir a primeira posição nas qualificações da Super Pole. Ele também registrou a volta mais rápida da corrida.
O piloto da Nissan e.dams Oliver Rowland dominou a corrida, da pole position até conquistar sua primeira vitória na Fórmula E, na penúltima prova das seis rodadas finais do Campeonato ABB FIA de Fórmula E, em Berlim. Rowland liderou cada uma das voltas da prova, tendo se classificado em primeiro lugar em seu grupo antes de assumir a primeira posição nas qualificações da Super Pole. Ele também registrou a volta mais rápida da corrida.
Seu companheiro de equipe Sébastien Buemi terminou em 10º, batalhando para acumular pontos em uma nova configuração do circuito do Aeroporto de Berlim-Tempelhof, depois de não ter feito um bom tempo nas qualificações e largado em 22º.
"Foi uma corrida incrível e uma vitória impressionante para o Oli", disse Tommaso Volpe, diretor mundial de esportes a motor na Nissan. "Tivemos um ritmo excelente nas qualificações e na corrida, sem sacrificar a eficiência energética, o que é um cenário perfeito na Fórmula E. A equipe está extremamente animada para a corrida final e vai dar o máximo para garantir o 2º lugar no campeonato de equipes".
Este sólido saldo de pontos da equipe significa que a Nissan e.dams mantém o segundo lugar no campeonato de equipes faltando uma prova para o fim da sexta temporada. Com esta vitória, a pole e a volta mais rápida, e os 29 pontos acumulados, Rowland avança para o segundo lugar no campeonato de pilotos, com Buemi em oitavo.
A Nissan está participando do campeonato de Fórmula E para levar a emoção de sua potente performance em veículos elétricos para os fãs das corridas em todo o mundo, demonstrando a potência e a performance de sua tecnologia de veículos elétricos com emissão zero.
"Esta foi uma fantástica vitória de ponta a ponta para o Oli", disse Olivier Driot, diretor da equipe Nissan e.dams. "A equipe teve uma performance brilhante na preparação dos carros de corrida para os dois pilotos, e o Séb demonstrou seu espírito de campeão e técnica, subindo da 22ª para a 10ª posição. A equipe tem trabalhado muito em Berlim para a final da temporada e este trabalho está dando seus frutos. Estamos muito ansiosos pela prova final".
Realizadas a portas fechadas no circuito do Aeroporto de Berlim-Tempelhof, a última da série de três provas duplas acontece nos dias 12 e 13 de agosto, em uma configuração de circuito diferente em relação aos dois pares de corridas anteriores.
O novo logo da marca Nissan aparece no box, nos carros e nos uniformes da equipe Nissan e.dams durante todas as provas da final em Berlim. O novo logo foi revelado em 15 de julho durante a estreia mundial do novíssimo Nissan Ariya, um SUV crossover 100% elétrico.
COMENTÁRIOS DOS PILOTOS
Oliver Rowland
"Não tenho palavras para agradecer à equipe. Esta é a maior vitória da minha carreira até agora, principalmente quando vemos a qualidade dos outros pilotos da categoria. É incrível vencer contra todos estes pilotos de ponta e espero que possamos seguir com a forte performance deste final de temporada para iniciar a próxima com ainda mais garra. Às vezes você perde um pouco de confiança na competição e acaba ficando abalado. Houve momentos nesta temporada em que eu ficava a apenas dois ou três décimos de segundos atrás por não ter confiança suficiente, mas basta trabalhar esta confiança e pronto! Cheguei à Super Pole, larguei em 3º na última corrida e aquilo foi um grande passo. Agora parece que tudo está entrando nos eixos, a equipe está trabalhando realmente muito bem e nosso carro está fantástico".
Sébastien Buemi
"Acho que foi minha melhor corrida da temporada até agora. Tive um bom ritmo e acho que vencemos as outras equipes e pilotos de ponta de forma justa, o que demonstra que tivemos uma grande evolução durante toda a semana aqui em Berlim. Eu me senti realmente competitivo durante todo o dia – um pouco chateado, é claro, com o que aconteceu nas qualificações –, mas muito feliz pela equipe e pelo Oli. Merecíamos este resultado, trabalhamos muito durante a pausa na temporada e agora estamos bem encaminhados para o 2º lugar no campeonato de equipes. Não vejo a hora de correr a última prova e espero fazer um grande trabalho".
Características do Circuito
Circuito de Fórmula E do Aeroporto de Berlim-Tempelhof – três configurações de pista:
Rodadas 6 a 7 - configuração 1
Configuração tradicional, direção oposta (sentido horário) Percurso: 2.355 km
Voltas: 10 voltas
Rodadas 8 e 9 - configuração 2
Configuração e direção tradicional (sentido anti-horário) Percurso: 2.355 km
Voltas: 10 voltas
Rodadas 10 e 11 - configuração 3
Nova configuração (sentido anti-horário)
Percurso: 2.505 km
Voltas: 16 voltas
Programação
11ª Rodada
Quinta-feira, 13 de agosto
6h30 – 7h15(manhã) (horário de Brasília): Treino 3
9h15 – 9h51: Qualificação
10h – 10h20: Super Pole
14h03: Corrida (45 min + 1 volta)
(Assessoria)