O Corinthians estreou no Campeonato Brasileiro da Série A 2020 na noite de quarta-feira. Após ter a rodada do final de semana adiada, o Alvinegro foi ao estádio do Mineirão enfrentar o Atlético-MG em partida válida pela segunda rodada do torneio. O time começou bem e abriu o placar na primeira etapa, mas levou a virada e foi derrotado por 3 a 2. Jô e Araos marcaram os gols corinthianos.
Timão escalado
O técnico Tiago Nunes mandou a campo uma equipe diferente da que iniciou a última partida. O onze inicial foi: Cássio (capitão); Michel, Bruno Méndez, Danilo Avelar e Sidcley; Gabriel, Éderson; Ramiro, Araos, Mateus Vital; Jô. Estiveram à disposição no banco de reservas: Walter; Lucas Piton, Luan, Camacho, Cantillo, Janderson, Matheus Davó, Everaldo, Gabriel Pereira e Xavier.
Homenagem
Antes da partida, o goleiro Cássio recebeu uma homenagem pela marca de 470 partidas com a camisa alvinegra, que completa justamente ao entrar em campo no Mineirão na noite de hoje. O capitão alvinegro se tornou isoladamente o 10º atleta com mais jogos na história do clube, superando o ídolo Idário, que atuou no Coringão entre os anos 1940 e 1950 e chegou a entrar em campo 469 vezes.
Bola em jogo
A partida começou com um ritmo bastante rápido e muitas trocas de bola no meio-campo. O primeiro a trabalhar foi justamente o homenageado do dia, Cássio, que fez duas defesas em lances de ataque pela esquerda: na primeira, Marrony foi lançado em velocidade e o Gigante precisou sair nos pés do rival; dois minutos depois, Arana chutou rasteiro da entrada da área, mas sem sustos para o camisa 12.
Aos dez minutos o Timão respondeu em sua primeira chance clara de gol. Mateus Vital foi lançado em velocidade na direita e cruzou à meia-altura. A bola quicou no chão e subiu, e Ramiro pegou de primeira, mas mandou alto demais. Mas o Coringão estava esperto e, um minuto depois, saiu o gol alvinegro! Na intermediária pelo lado esquerdo, Sidcley pressionou o atleticano Guga, que recuou fraco demais para o goleiro. O camisa 16 do Timão correu, ultrapassou o adversário e serviu Araos na entrada da área. O chileno dominou e rapidamente cruzou na área para Jô, que, em velocidade, pulou de peixinho e cabeceou, abrindo o placar.
Aos 24 minutos, brilhou novamente a estrela de Cássio. Em jogada rápida pela esquerda, Nathan cruzou na área para Franco, que chutou. O goleirão pulou para espalmar de mão trocada e fez uma linda defesa, mandando sobre o gol. Lance digno da sua história de 470 jogos com a camisa alvinegra!
Apesar da chance para o adversário, o Timão estava seguro no jogo. Tanto que, aos 29 minutos, chegou ao segundo gol. Mateus Vital puxou ataque com liberdade pela direita e lançou Jô na área. O Filho do Terrão deu um passe de letra para Araos, que chegou em velocidade e chutou cruzado, estufando a rede adversária.
Após marcar o segundo gol, o Timão controlou o ritmo do jogo quando teve a posse de bola e se segurou na defesa. Assim, a partida transcorreu nos minutos finais do primeiro tempo. O árbitro assinalou dois minutos de acréscimo, e aos 45 Mateus Vital quase surpreendeu novamente a zaga adversária: em um recuo para a zaga, ele correu e dividiu com Junior Alonso, mas o zagueiro conseguiu afastar. Foi o último momento de perigo antes do intervalo.
Segundo tempo
O Corinthians voltou para o segundo tempo sem alterações, e com a bola em jogo, o ritmo era o mesmo da primeira etapa. Logo no primeiro minuto, Cássio fez grande defesa: Marrony cruzou da esquerda e Hyoran chegou chutando, e o camisa 12 espalmou para longe da área.
Aos cinco, veio a resposta do Timão: Ramiro foi lançado na esquerda e cruzou na área. Jô e Mateus Vital tentaram chutar ao mesmo tempo e acabaram se enrolando, e ambos furaram. E no minuto seguinte, o Atlético-MG diminuiu. Em cruzamento na área, Hyoran recebeu e chutou cruzado; Cássio pulou, até tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol.
A equipe corinthiana tentou se reestruturar, mas acabou sofrendo o gol de empate. Aos 10 minutos, Savarino chutou cruzado e Cássio espalmou, e na sobra Hyoran completou para o gol. E cinco minutos depois, o Timão ficou em desvantagem no placar. Nathan chutou da intermediária com efeito, e a bola bateu na trave e entrou.
Pouco depois de sofrer o terceiro gol, Tiago Nunes realizou três alterações. Aos 20 minutos, saíram Mateus Vital, Ramiro e Éderson e entraram Janderson, Cantillo e Gabriel Pereira – é a estreia do Filho do Terrão na equipe profissional, após disputar a Copinha deste ano. As mudanças fizeram o time corinthiano ter um pouco mais posse de bola. Depois, veio a quarta alteração no Corinthians: saiu Araos e entrou Ruan Oliveira – mais um a fazer seu primeiro jogo como profissional.
A partir dali, o jogo ficou disputado e sem muitas ocasiões de gol para as duas equipes. O Timão tentava sair pelas pontas, mas esbarrava no cansaço. Aos 44 minutos, o Alvinegro chegou a ter uma chance de gol. Em cruzamento na área, Ruan e o goleiro adversário Rafael dividiram pelo alto. Na sobra, Jô superou Junior Alonso e cabeceou, mas Réver afastou.
O árbitro deu sete minutos de acréscimo, e o Timão aumentou a pressão. Aos 50, em cobrança de escanteio na área Danilo Avelar cabeceou e Rafael fez grande defesa. Um minuto depois, cobrança na área e a zaga afastou. Na sobra, Cantillo pegou de primeira, mas a bola subiu demais. Foi o último lance da partida, que terminou com revés para o Corinthians.
Próximo jogo
O Alvinegro volta a campo no próximo sábado. Pela terceira rodada do Brasileirão, o Alvinegro enfrenta o Grêmio também fora de casa, às 19 horas.
(Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
MAIS...