Quando a bola rolar às 21h no Castelão, neste sábado (29), mais um capítulo será escrito na história do Campeonato Brasileiro. Fortaleza e Red Bull Bragantino se enfrentarão pela primeira vez na história da primeira divisão. Duas camisas de peso que nunca se cruzaram na elite nacional em todas as 64 edições, somando Brasileirão Assaí, Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Em 1993, os dois tiveram a única oportunidade, mas o regulamento não colocou o Leão do Pici e o Massa Bruta no mesmo caminho.
Mesmo com bonitas histórias no futebol brasileiro, ao longo dos anos, as duas equipes alternaram participações na primeira divisão. Enquanto o Fortaleza soma 22 aparições, desde 1973, o Red Bull Bragantino tem 10, sendo a sua estreia no ano de 1990, após o título da divisão de acesso no ano anterior. O evento inédito pegou de surpresa até mesmo Felipe Conceição, técnico do Massa Bruta.
“São grandes equipes que, por um acaso do destino, estavam em divisões diferentes durante esses momentos. Vai ser mais um dos grandes jogos do Brasileirão. É um grande jogo, com times com muita história”, afirmou o treinador.
O Tricolor teve presença marcante na década de 1970, época em que o Alvinegro não atuou na primeira divisão. O maior período de permanência do Red Bull Bragantino na elite foi nos anos 90, com uma sequência entre 1990 e 1998. Curiosamente, apenas em 1993 os dois times estiveram presentes na mesma edição do Campeonato Brasileiro. Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, também achou engraçada a coincidência histórica, mas destacou a importância do confronto para o seguimento da temporada.
“Espero que seja um grande jogo. As duas equipes são os últimos campeões da Série B: Fortaleza, em 2018, e o Red Bull Bragantino, em 2019. O confronto é difícil e o vencedor vai abrir uma diferença importante. Vamos estudar o adversário, porque sabemos que eles não estão na Série A por acaso”, declarou o dirigente.
Em 1993, a oportunidade que não aconteceu
Até hoje, 1993 foi o único ano em que Fortaleza e Red Bull Bragantino jogaram juntos a Série A do Brasileirão. O campeonato contava com 32 participantes divididos em grupos de 8 times. No entanto, o chaveamento separou os adversários de hoje. A equipe paulista ficou no grupo B, enquanto a cearense ficou no C. Um possível confronto só aconteceria se ambos avançassem de fase, o que não aconteceu. O Massa Bruta terminou na sexta posição na sua chave, não se classificando, e o Leão ficou em último, sendo rebaixado para a Série B do ano seguinte.
(Texto: CBF. Foto: Diogo Reis/AGIF/CBF)
MAIS...