Num jogo com interferência direta da arbitragem, o Paraná Clube sofreu a sua primeira derrota no Campeonato Brasileiro da Série B. O Vitória, com um gol de pênalti – absolutamente duvidoso – venceu por 1x0 e impediu que o Tricolor reassumisse a liderança da competição. “É um absurdo o que vimos aqui. Quem entende um pouco de futebol sabe o que aconteceu dentro de campo”, disparou o presidente Leonardo de Oliveira.
A revolta paranista se deve à falta de critério do árbitro Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro-RN. No primeiro tempo, quando o Paraná dominava o jogo e “empurrava” o Vitória para o seu campo, o juiz não marcou um toque claro de Fernando Neto na área. O pênalti não marcado gerou muita reclamação. Descontentamento que aumentou quando num lance parecido Pablo Pinheiro marcou o toque de mão de Gabriel Pires.
O jogo seguiu com o Paraná tendo maior volume de jogo, mas pouco finalizando contra a meta de Ronaldo. Um cenário que fez o Vitória voltar para o segundo tempo com duas mudanças. Mesmo assim, o Tricolor seguiu melhor. Logo aos 7 minutos, Ronaldo fez uma defesa sensacional num chute de Renan Bressan. Andrey também levou perigo à meta baiana.
Num raro lance de perigo, em cobrança de escanteio, Wallace Reis cabeceou por cima do travessão de Alisson. Só que aos 22 minutos veio o lance capital. Num chute despretensioso, o árbitro “viu” desvio no braço de Thales e marcou pênalti para o Vitória. Na cobrança, Léo Ceará marcou: 1x0. Allan Aal, então, procurou renovar as energias do ataque tricolor. O Paraná pressionou até o fim, mas esbarrou numa jornada inspirada do goleiro Ronaldo. Na terça, o Tricolor recebe a Ponte Preta, na Vila Capanema.
VITÓRIA 1x0 PARANÁ CLUBE
Vitória: Ronaldo; Jonatha Bocão, João Victor, Maurício Ramos (Wallace Reis) e Rafael Carioca (Leocovick); Fernando Neto (Jean), Guilherme Rend e Marcelinho; Vico (Eron), Léo Ceará (Jordy Caicedo) e Mateusinho. Técnico: Bruno Pivetti
Paraná: Alisson; Paulo Henrique, Thales, Fabrício e Jean Victor; Jhony Douglas (Michel), Higor Meritão (Karl) e Renan Bressan; Gabriel Pires (Marcelo), Bruno Gomes (Thiago Alves) e Andrey (Wandson). Técnico: Allan Aal
Local: Manoel Barradas (Salvador-BA)
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos (RN) e Luís Carlos de França Costa (RN)
Renda e Público: portões fechados
Gol: Léo Ceará (pênalti) aos 23’ do 2º tempo
Cartões amarelos: Rafael Carioca (Vitória). Jhony Douglas, Thales, Fabrício, Renan Bressan e Karl (Paraná)
(Foto: Letícia Martins/ECV)
MAIS...