A Série C conheceu neste sábado (28) os quatro classificados do Grupo A para a próxima fase da competição. Vila Nova-GO e Remo se juntam a Santa Cruz e Paysandu e garantem, com uma rodada de antecedência, a vaga na segunda fase da Série C.
Enquanto isso no Grupo B, Ypiranga-RS e Londrina vencem seus respectivos duelos e embolam a situação da chave. Os embates do dia foram válidos pela 17ª rodada, a penúltima da fase de grupos.
GRUPO A
Treze-PB 1 x 1 Vila Nova-GO
Vila Nova-GO classificado para a próxima fase da Série C. Em Campina Grande (PB), no Amigão, Vila e Treze ficaram no 1 a 1. Emanuel Biancucchi, de pênalti, abriu o placar para o Tigre. Enquanto que Gilvan empatou para os donos da casa e decretou o resultado.
Dessa forma, o Vila fica com a quarta colocação da chave, com 28 pontos. Já o Treze está na nona colocação, com 18 somados.
Ferroviário-CE 7 x 0 Imperatriz-MA
O Ferroviário confirmou sua permanência na Série C. Na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), o Tubarão aplicou 7 a 0 sobre o Imperatriz, com quatro gols de Willian Lira, Lucas Hulk e Vitor Xavier.
Com o resultado, o Ferroviário-CE aparece na sexta colocação, com 22 pontos, e vai para a última rodada sem risco de queda. Já o Imperatriz-MA, em último com apenas um ponto, vai jogar a Série D em 2020.
Manaus-AM 0 x 2 Remo-PA
O Remo está classificado para a próxima fase da Série C. Na Arena da Amazônia, o Leão Azul venceu o Manaus por 2 a 0, com gols de Salatiel Júnior e Tcharlles e carimbou a vaga com uma rodada de antecedência.
Com o resultado, o Remo aparece na segunda colocação do grupo, agora com 30 pontos. O Manaus está em quinto, com 23, mas sem chances de classificação.
GRUPO B
São José-RS 2 x 0 Criciúma-SC
São José garantido na Série C 2021. No Francisco Novelleto, em Porto Alegre (RS), o Zequinha fez dois gols com Fábio, ambos em cobranças de pênalti, e superou o Criciúma por 2 a 0.
O resultado deixa o São José na sétima colocação, com 20 pontos, sem risco de queda. Já o Tigre, que está em oitavo, com 18 pontos, vai para a última rodada ainda com risco de queda.
Brusque-SC 1 x 8 Volta Redonda-RJ
O Voltaço garantiu em grande estilo a permanência na Série C do Brasileiro. No Augusto Bauer, o Volta Redonda não tomou conhecimento do Brusque e goleou por 8 a 1, com gols de Alef Manda (três vezes), João Carlos (duas vezes), Hiroshi, Oliveira e Daniel. O Bruscão descontou com Marco Antônio, de pênalti.
Sem chances de cair, o Voltaço aparece na sexta colocação do grupo, com 22 pontos. Por outro lado, mesmo com a goleada, a equipe catarinense está em terceiro, com 28 pontos.
Ituano-SP 1 x 2 Ypiranga-RS
No Novelli Junior, em Itu (SP), o Ypiranga bateu o Ituano por 2 a 1 e deu grande passo rumo a classificação à próxima fase da Série C. Os gols dos visitantes foram marcados por Neto Pessoa e Caprini. Suéliton fez o gol dos donos da casa.
O resultado deixa o grupo em aberto. Com o triunfo, o Ypiranga sobe para a vice-liderança, com 28 pontos. O Ituano, que também tem chances de avançar, aparece em quarto, com 26 somados.
Boa-MG 0 x 1 São Bento-SP
No Dilson Melo, em Varginha (MG), o São Bento bateu o Boa-MG por 1 a 0, com gol de Coutinho aos 28 do primeiro tempo. Com ambos brigando direto na parte de baixo da tabela, a derrota tira as chances do Boa, que vai disputar a Série D em 2021, aparecendo em último na chave, com 14 pontos.
Já o Bentão ainda tem chances de sobreviver. A equipe paulista está na penúltima colocação, com 17 pontos, e vai para a última rodada jogar o tudo ou nada.
Londrina-PR 2 x 1 Tombense-MG
No Estádio do Café, o Londrina superou a Tombense por 2 a 1, assumiu a liderança da chave e embolou de vez a briga pela segunda fase da Série C.
Gabriel Lima abriu o placar para a equipe de Minas Gerais. Mas Juan Matos, e Douglas Santos, de bicicleta, fizeram os gols e deram a vitória ao Tubarão.
Com o resultado, o Londrina pula para a primeira posição do grupo, com 28 pontos. Já a Tombense-MG, que ainda tem chances de avançar, está em quinto, com 26.
(Texto: CBF. Foto: Repdorução/Twitter Vila Nova)