Os melhores jogadores da NBA participarão dos Jogos de Tóquio, em 2021, embora a temporada da liga de basquete profissional dos Estados Unidos possa terminar poucos dias antes do início das Olimpíadas, disse, na quarta-feira (16), o secretário-geral da Federação Internacional de Basquete (Fiba), Andreas Zagklis.
A temporada regular da Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos (NBA) começa no dia 22 de dezembro e termina em 16 de maio, e será seguida pelos playoffs, disputados entre 22 de maio e 22 de julho.
Os Jogos de Tóquio, que foram adiados por um ano por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), começam no dia 23 de julho de 2021, e as preliminares de basquete dois dias mais tarde.
“Observando o encerramento tardio da bolha de Orlando [o final da temporada passada da NBA] e a temporada seguinte, pedimos um debate aprofundado com a NBA e a associação de jogadores da NBA”, declarou Zagklis.
“Explicamos quais são as repercussões nos torneios classificatórios para a Olimpíada e nos Jogos Olímpicos”, disse ele em uma mesa redonda virtual.
Segundo ele, os torneios classificatórios para a Olimpíada foram adiados em uma semana, para o final de junho, depois de conversas com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para acomodar a temporada tardia da NBA.
“Acredito que isso significa que teremos nas classificatórias olímpicas mais de 85% dos jogadores da NBA disponíveis, e que todos os times terão encerrado a tempo para os Jogos”, disse.
“Acho que teremos os melhores jogadores disponíveis nos Jogos Olímpicos, e a Fiba está satisfeita com isso”, completou.
Desde que jogadores profissionais passaram a poder competir nas Olimpíadas, o que teve início nos Jogos de Barcelona (1992), os EUA conquistaram seis de sete medalhas de ouro com equipes compostas principalmente por astros da NBA.
Tendo mais de 100 jogadores na NBA, outros países também se preocupam com a disponibilidade para classificatórias para a Olimpíada e com os próprios Jogos.
(Agência Brasil)