Coritiba
Com maioria do elenco oriunda das categorias de base em campo, Coxa não consegue conquistar os três pontos no jogo contra a Macaca. Último da temporada.
Oportunidade. Está é a palavra que definiu a noite de domingo (11), do ponto de vista da piazada das categorias de base do Coritiba, que entraram em campo para a disputa da última rodada do Campeonato Brasileiro. Três meninos estrearam com a camisa profissional contra a Ponte Preta e nove jogadores, no total, oriundos das equipes de base do Coxa, jogaram hoje, no Moisés Lucarelli.
O time do técnico Paulo César Carpegiani foi composto por: Rafael Martins (William Menezes), Dodô, Walisson Maia, Romércio, Geovane, ícaro, Julho Rusch (Carvalho), Bernardo, Yan Sasse (Ruy), Iago Dias e Vinícius.
A Macaca balançou as redes duas vezes, na segunda etapa, com Pottker, artilheiro do Brasileirão, de pênalti, e Ravanelli. Com este placar, o Coritiba perdeu a chance de participar da Copa Sul-Americana no ano que vem.
Homenagem à Chape
Antes do apito inicial da partida, jogadores dos dois times, que estampavam o escudo da Chapecoense na camisa, ao lado de profissionais da imprensa, respeitaram, abraçados, um minuto de silêncio em homenagem às 71 vítimas do voo da Lamia. O avião levava o time catarinense para a final da Copa Sul-Americana, na Colômbia.
Rafael Martins brilha e primeiro tempo termina no zero a zero
Um nome que merece destaque pela atuação no primeiro tempo do último jogo do ano, do Coritiba, é o Rafael Martins. Ele que, assim como muitos jogadores que entraram em campo neste domingo, é cria das categorias de base do Verdão, foi um dos responsáveis por segurar o ímpeto da Ponte Preta nesta primeira etapa.
A primeira chance significativa da Macaca foi aos 10’, com Ravanelli, durante cobrança de falta. O goleiro coxa-branca se esticou para fazer defesa. Um pouco depois, ele também afastou de soco a bola do mesmo jogador do adversário.
Aos 37’, Martins desviou, com as pontas dos dedos, a bola que Zé Roberto havia dado para Ravanelli e, em seguida, espalma a bola de Matheus Jesus, que saiu pelo canto direito. Breno Lopes também tentou marcar para o o time da casa aos 43’. Ele chutou forte, do lado esquerdo, mas, a bola passou por cima.
Ponte Preta marca em cobrança de pênalti
O Coritiba tentou pressionar a equipe adversária na volta aos gramados para o segundo tempo, mas, não conseguiu balançar as redes. Logo aos 10’, o goleiro coxa-branca derrubou o atacante Potker dentro da grande área, ocasionando pênalti para a Ponte Preta.
Neste lance, Rafael Martins acabou se machucando, deixando a responsabilidade de defender o gol para o segundo goleiro, William Menezes. Para a infelicidade da torcida do Verdão, o jogador do time de Campinas converteu a cobrança e cofirmou sua marca de artilheiro da competição, ao lado de Fred, do Alético-MG. O mesmo arqueiro protagonizou bela defesa alguns minutos depois, espalmando a bola de Zé Roberto.
O segundo gol foi do Ravanelli, aos 19’, de cabeça. Nino Paraíba chegou antes do goleiro William e cruzou para ele marcar. Uma boa chance do Coxa veio de Bernardo. Ele recebeu de Vinícius e cruzou pela direita. Aranha desviou e a bola ficou pra escanteio.
Vinícius também tentou empatar o jogo, aos 36’, chutando de fora da área. Mas, o mesmo goleiro espalmou pela linha de fundo. As outras chances significativas do Coxa nesta etapa vieram de Vinícius, outra vez, que aproveitou a sobra do escanteio de Bernardo, Bernardo, outra vez, que chutou de dentro da área, e Iago, que fez a bola chegar no canto esquerdo da trave adversária.
Antes do término da partida, o goleiro da Macaca também saiu para a entrada de Ivan. Breno Lopes tentou aumentar ainda mais a vantagem no placar chutando da entrada da grande área. William Menezes, então, protagonizou bela defesa subindo no canto direito da trave.
Aos 47’ o juiz apitou o final da última rodada do Campeonato Brasileiro. O Coxa terminou a competição em 15º lugar, com 46 pontos. Sem conseguir a vitória na noite de hoje, o time fica de fora da zona de classificação para a Copa Sul- Americana.
“Queremos que a torcida tenha a confiança de que faremos uma equipe competitiva para o ano que vem. Hoje ficou claro que temos algumas dificuldades que teremos que resolver para 2017”, disse o técnico Paulo César Carpegiani, em coletiva de imprensa, no final da partida.
O elenco do Coritiba entra em férias, a partir de hoje, e se reapresenta para a pré-temporada coxa-branca no dia 04 de janeiro. (CoritibaOficial)