O Operário Ferroviário venceu o Coritiba por 1 a 0, na tarde deste sábado (3), no Estádio Germano Krüger, pela quinta rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o Alvinegro chega a sete pontos e ocupa a terceira colocação na tabela.
O jogo
A primeira boa chance do Fantasma foi construída aos quatro minutos da etapa inicial: Rafael Oller cobrou falta pela esquerda e Rafael Bonfim finalizou e a bola passou perto da meta. Aos nove minutos, Silva cruzou pela esquerda e Pedro Ken desviou de cabeça e quase abriu o marcador. Aos 22 minutos, em cobrança de falta, o meia rolou a bola para Leandro Vilela, que arriscou de fora da área e mandou perto do gol. Aos 33, Silva recebeu pela esquerda, invadiu a grande área e finalizou em cima da defesa. Antes do fim do primeiro tempo, Alex Silva, pela direita, buscou Ricardo Bueno em cruzamento, mas a bola passou.
No segundo tempo, aos sete minutos, Rafael Oller, de fora da área, chutou forte, obrigando o goleiro a sair para fazer a defesa. O gol da partida saiu 10 minutos depois: Jean Carlo deu passe para Alex Silva, que cruzou para Schumacher, na segunda trave, cabecear e balançar as redes. Seis minutos depois, nova chance do Operário: Silva girou e mandou uma bomba de fora da área e goleiro do Coritiba defendeu. Aos 39, Leandrinho recebeu na entrada da área, dominou e finalizou, mas a defesa adversária fez o bloqueio.
O Alvinegro iniciou a partida com Simão, Alex Silva, Rafael Bonfim, Léo Rigo, Silva, Leandro Vilela, Marcelo, Pedro Ken, Jean Carlo, Rafael Oller e Ricardo Bueno. No segundo tempo, entraram Felipe Garcia, Schumacher, Fabiano, Fábio Alemão e Leandrinho para saída de Marcelo, Ricardo Bueno, Rafael Oller, Alex Silva e Jean Carlo.
Avaliação do treinador
Em entrevista coletiva online, o técnico Matheus Costa falou sobre a vitória e a próxima partida contra a equipe da capital. “O Coritiba teve uma estratégia de poupar alguns jogadores e, no decorrer da partida, alguns titulares entraram. A gente teve uma estratégia de utilizar de início e, durante o intervalo, ir poupando alguns jogadores. Cada um com a sua estratégia, buscando o seu melhor e a sua pontuação. Hoje foi muito importante essa vitória para a gente brigar em cima na classificação do nosso estadual. Agora, é virar a chave e pensar única e exclusivamente no jogo de terça-feira, pela Copa do Brasil, que também muito importante para nós”.
Schumacher completa 100 jogos
Na partida deste sábado, além de marcar o gol da vitória, o atacante Schumacher completou 100 jogos com a camisa alvinegra. O atleta chegou ao clube em 2017 e participou dos acessos às Séries C e B e dos títulos de Campeão Brasileiro da Série D 2017 e da Série C 2018 e do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão 2018.
Próximo jogo
Operário e Coritiba voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (6), às 19h, na Arena Joinville, pela segunda fase da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
Operário 1×0 Coritiba
Campeonato Paranaense – 5ª rodada
Estádio Germano Krüger – 03/04/21
Operário: Simão, Alex Silva (Fabio Alemão), Rafael Bonfim, Léo Rigo, Silva, Leandro Vilela, Marcelo (Felipe Garcia), Pedro Ken, Jean Carlo, Rafael Oller (Fabiano) e Ricardo Bueno (Schumacher). Téc: Matheus Costa.
Banco: Thiago Braga, Lucas Mendes, Odivan, Fiano, Rafael Chorão, Leandrinho, Tomas Bastos e Alemão.
Coritiba: Arthur, Igor, Wellington Carvalho, Luciano Castán, Guilherme Biro (Lucas Nathan), Matheus Bueno, Matheus Sales (Waguininho), Luiz Henrique, Valdeci (Robinho), Tailson (Cerutti), Pablo Thomaz (Igor Paixão). Téc: Gustavo Morínigo
Banco: Marcão, Márcio Silva, Thallisson Gabriel, Nathan Ribeiro, Natanael, Bernardo e Val.
Gol: 2T 17’ Schumacher (Operário)
Árbitro: José Mendonça da Silva Jr.
Assistente 1: Bruno Boschilia
Assistente 2: Sidmar dos Santos Meurer
Quarto Árbitro: Matheus Scavinski
(Texto: Operário. Foto: André Jonsson/OFEC)