O caminho para a Copa do Mundo da Austrália, em 2022, começa pela AmeriCup, entre os dias 11 e 19 de junho, em Porto Rico. E nesta quarta-feira, 21 de abril, o técnico da Seleção Brasileira feminina, José Neto, divulgou a lista de 17 jogadoras visando o torneio que acontece em San Juan, onde o Brasil defenderá o pódio conquistado em 2019, quando ficou com o bronze na competição.
A lista de José Neto conta com jogadoras experientes, como Érika de Souza, Damiris Dantas, Clarissa dos Santos, Nadia Colhado, Isa Ramona, Tainá Paixão, Débora Costa, Patty Teixeira e Tati Pacheco, mas também jovens como Rapha Monteiro e Alana Gonçalo, além da chegada de novatas, inclusive do basquete universitário dos EUA: Maria Paula Albiero e Kamilla Cardoso. Das convocadas, 12 representarão o Brasil na AmeriCup.
- Queremos manter a mentalidade de ser uma equipe que quer estar nas primeira posições do continente. Para isso, vamos fazer uma mescla de jogadoras experientes e jogadoras jovens. Algumas que estão sendo convocadas pela primeira vez na Seleção adulta. Desta forma, acreditamos que estaremos contribuindo também para um futuro de êxitos do basquete feminino brasileiro - diz o técnico José Neto.
Em podcast recente com a Confederação Brasileira de Basketball, a pivô Kamilla Cardoso, que ganhou vários prêmios na NCAA, falou sobre o que seria jogar ao lado de Érika Souza na Seleção Brasileira principal. Ela, que já havia treinado com o time para um Sul-Americano, não vê a hora de jogar com seu espelho em uma partida oficial.
- A Érika sempre foi um espelho para mim, então, assistia os jogos dela, os vídeos, e dizia que queria fazer igual a ela. Jogar ao lado dela, na Seleção, seria um sonho - disse Kamilla no podcast Rádio CBB.
A AmeriCup é o primeiro passo para a Copa do Mundo de 2022, na Austrália, e dá quatro vagas para o torneio Pré-Mundial, em fevereiro de 2022, ainda com local e calendário detalhado a ser definido pela FIBA.
(Texto: CBB. Foto: Alaor Filho/COB)