Offline

Com 469 câmeras, Prefeitura avança com o Programa “Londrina mais Segura”
Publicado em 01/06/2021 16:59
Notícias do Paraná

A Prefeitura de Londrina avança com o programa “Londrina Mais Segura”. Ontem (31), pela manhã, o prefeito Marcelo Belinati acompanhou na sede da Diretoria de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), apresentação da Central de Fiscalização e Monitoramento Eletrônico (CFME).

Acompanharam o prefeito; o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos; o presidente da CMTU, Marcelo Cortez e o diretor de Trânsito, Sérgio Dalbem.

“Essa é a garantia de Londrina mais Segura. No total são 469 câmeras integradas entre CMTU e Guarda Municipal trazendo mais segurança no trânsito, inclusive evitando furtos e roubos. Tem gente que só entende quando é penalizado, por isso os radares vão trazer diminuição de acidentes, atropelamentos, fazendo com que os motoristas trafeguem dentro da velocidade permitida por lei”, avaliou o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati.

“São câmeras de alta tecnologia, grande alcance, que tem condição de fazer a identificação visual da face das pessoas. A cidade vai ficar muito mais segura, tanto no trânsito quanto na contenção da violência”, complementou Belinati.

Início do vídeo monitoramento

A partir de amanhã (01º), a CMTU inicia as atividades de vídeo monitoramento em Londrina. O responsável pelo serviço é o vencedor da licitação, o Consórcio Londrina Segura, formado pelas empresas Perkons S.A. e Mobilis Tecnologia S.A.

Na primeira etapa de implantação serão 30 equipamentos, do tipo radar fixo ou radar fixo tipo Misto, com tecnologia OCR, para detecção, registro, armazenamento, processamento de provas de cometimento de infrações de trânsito, processamento de dados estatísticos e transmissão de dados remotos online.

Também neste primeiro momento, serão instalados 20 equipamentos (cinco já instalados e os demais em até 20 dias) de vídeo monitoramento de trânsito com câmeras com movimentação 360º, com tecnologia OCR, quando em repouso para detecção, registro, armazenamento e processamento de dados estatísticos e transmissão de dados remotos online.

Os equipamentos foram instalados na Diretoria de Trânsito, onde foi construída a estrutura para abrigar a da Central de Fiscalização e Monitoramento Eletrônico (CFME), locada, com toda infraestrutura necessária para o monitoramento, recepção de imagens/vídeos da estrutura externa, processamento de dados para análise, lavratura de autos de infração de trânsito e emissão de alertas.

Neste espaço ficam alocados o Centro de Validação de Autos (CVA), o Centro de Talonário Eletrônico (CTE), além do Centro de Controle Operacional (CCO), solucionando prontamente às solicitações dos agentes da autoridade de trânsito com monitoramento de pontos estratégicos para fiscalização de trânsito; o auxilio na mobilidade urbana com o videomonitoramento em tempo real e a redução no tempo de ação em eventos específicos.

O Complexo de Fiscalização e Monitoramento Eletrônico visa garantir efetividade do trânsito no município de Londrina, mediante o acompanhamento em tempo real das ações de segurança no trânsito, agindo de forma tempestiva, segura e orientada.

Os objetivos da CENTRAL são:

Comunicar-se com as viaturas para verificação de acidentes, congestionamentos e outras ocorrências no trânsito;

Articular-se com os setores afins quando da necessidade de sinalização e de obras nas vias de tráfego e de acompanhamento;

Articular-se com órgãos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, quando da ocorrência de acidentes de trânsito e, com outros órgãos competentes, quando da necessidade de serviços nas vias;

Efetuar o monitoramento remoto de tráfego através de câmeras de videomonitoramento;

Elaborar, controlar e conferir relatórios sobre irregularidades e congestionamentos nas vias de tráfego;

Distribuir e controlar o material para registro de acidentes;

Efetuar o registro de ocorrências no trânsito;

Coletar registros de acidentes, inserir em base de dados, para fins estatísticos, encaminhando ao setor competente.

 

Desde o dia 13 de maio até a data de 31 do mesmo mês, todos os pontos de fiscalização da primeira etapa de monitoramento passam por sinalização horizontal e vertical (incluindo a instalação de placas e pintura das vias) informando que o local será monitorado, além da velocidade máxima permitida. Os agentes da companhia realizaram ações em todos os pontos.

“Londrina recebe uma tecnologia inovadora com o objetivo de trazer mais segurança, mobilidade no trânsito e fluidez, com uma nova tecnologia que possibilita clareza, controle e a otimização do serviço”, afirmou o presidente da CMTU, Marcelo Cortez.

“Nós teremos o controle de onde estarão as viaturas com um menor tempo de resposta e deslocamento desnecessários, trazendo economia de tempo e custos. Infelizmente temos um trânsito violento em londrina, com a falta do cumprimento das leis de trânsito. Com a nova tecnologia queremos diminuir as mortes no trânsito”, ponderou Cortez.

(PML)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!