Offline

Doutor Manoel requisita vacinação para caminhoneiros e motoristas de ônibus em Maringá
Publicado em 09/06/2021 13:40
Notícias de Maringá

O médico e vereador, doutor Manoel Álvares Sobrinho, requisitou à Prefeitura de Maringá a vacinação prioritária de caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo urbano e metropolitano contra a COVID-19. A solicitação atende uma reivindicação do setor de transportes, que não paralisou as atividades desde o início da pandemia, em março do ano passado. O documento foi aprovado pela unanimidade dos parlamentares, na sessão ordinária de terça-feira (8).

 

De acordo com o Sinttromar, sindicato que representa a categoria, somente entre os funcionários das empresas de ônibus que atendem Maringá e os municípios da região, são 60 pessoas atualmente contaminadas pela doença. Destas, 12 se encontram internadas, sendo duas intubadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

 

O vereador lembra que, em janeiro deste ano, o Ministério da Infraestrutura anunciou que os trabalhadores dos setores rodoviário, ferroviário, portuário, aquaviário e aéreo seriam priorizados pela campanha nacional de imunização contra a doença. “Esta decisão foi acolhida pelo Ministério da Saúde ainda naquele mês e a categoria profissional passou a ser considerada como um dos grupos prioritários da campanha de imunização. Então, a exemplo de outras cidades brasileiras, que estão protegendo pelo menos os motoristas do transporte coletivo, Maringá também precisa avançar”, defende Manoel Sobrinho.

 

Para o médico, os profissionais do setor de transportes também compõem a linha de frente do enfrentamento à pandemia. “A gente precisa se colocar no lugar dessas pessoas, que se mantiveram ativas, mesmo correndo o risco de se contaminarem, para garantir o ir e vir dos trabalhadores e, também, a movimentação do nosso alimento diário, das nossas encomendas e dos insumos hospitalares que salvam vidas”, ressalta. “São pais e mães corajosos, que precisam urgentemente ter suas vidas e sua importância reconhecidas. E, para isso, precisam da vacina que, por enquanto, é a única forma de se prevenirem contra o vírus.”

 

Representantes do Sinttromar acompanharam a sessão ordinária, seguindo os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pela Câmara de Maringá, e comemoraram a aprovação do requerimento parlamentar. A expectativa é de que, com o apoio unânime dos vereadores, a Secretaria Municipal de Saúde providencie a vacinação de caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo urbano e metropolitano até o final desta semana. A Prefeitura de Maringá, no entanto, tem o prazo legal de 15 dias para responder oficialmente o vereador Manoel Sobrinho.

 

BEM-SUCEDIDOS

Desde a autorização pelo Ministério da Saúde, gestores estaduais e municipais brasileiros permitiram a inclusão dos trabalhadores do setor de transportes entre os grupos prioritários da campanha de imunização contra a COVID-19. No Estado de São Paulo, que iniciou em maio a vacinação destes profissionais, 12.000 dos 16.477 motoristas e cobradores de ônibus que atuam nos sistemas metropolitanos já receberam a primeira dose de alguma das vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde. O número representa 73% do total e foi divulgado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) na última quinta-feira (3).

(Foto: Marquinhos Oliveira/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!