A startup Quem Contrato é a única empresa de Maringá aprovada para participar do Programa Capital Empreendedor, cujo primeiro ciclo teve início nesta semana, sendo uma das 30 startups paranaenses selecionadas. Nesta edição, o Sebrae recebeu 768 inscrições, 216 (28,1%) do Paraná, o estado com o maior número de inscritos.
A Quem Contrato fica no Engenium Park, em Maringá, hub apoiado pelo Sebrae/PR, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná Região Noroeste (Sinduscon-PR/Noroeste) e Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (Aeam). O espaço promove e dissemina a cultura da inovação na indústria da construção civil, oferecendo suporte para o desenvolvimento de construtechs na região.
A empresa é um aplicativo que aproxima clientes e profissionais da construção, a exemplo de engenheiros, arquitetos, pintores, encanadores e eletricistas. Com cerca de 350 profissionais cadastrados em Maringá e 3 mil no Brasil, a plataforma recebeu investimento de R$ 1 milhão recentemente, passou por uma repaginação e será relançada no próximo mês de julho.
“Ficamos felizes ao sermos escolhidos para o Capital Empreendedor, porque significa uma nova validação para o nosso produto. É uma grande responsabilidade representar Maringá nesse evento, que vai proporcionar a aproximação com atores importantes do mercado. Estamos animados com as possibilidades de conexões nessa atmosfera ampla de startups”, comenta o fundador, Matheus Gonçalves.
Ao lado dos sócios Leonardo Vinícius, Mateus Gerônimo e Mateus Perez, Gonçalves ressalta a importância do Engenium Park no processo de desenvolvimento da empresa. “No Engenium Park conseguimos respaldo para montar um modelo de negócio atrativo para investidores e oportunidades para nos apresentar em eventos e fazer conexões”, diz.
Para o consultor do Sebrae/PR, Marcos Aurélio Gonçalves, a seleção da Quem Contrato é uma mostra de como o suporte oferecido pelo Engenium Park vem somando às iniciativas dos empreendedores. “Por meio do espaço auxiliamos as startups a acelerarem seus negócios. Com esse apoio, a Quem Contrato garantiu uma vaga no Capital Empreendedor e vai ter oportunidade de alcançar outros mercados e capital para competir com grandes nomes”, destaca.
A gestora do Engenium Park, Aline Cruz, diz que o Engenium atende atualmente cinco times. Lá, os empreendedores são auxiliados para receber conexões, modelar propostas de valor, reduzir esforço de venda e gerar acesso a mercados e investimentos. “A busca por captação de recursos é uma etapa importante para o ciclo de crescimento de uma startup e, para nós, é uma grande oportunidade ter acesso a fundos de investimentos que se conectem com nossa proposta de valor e sejam nossos parceiros para alavancar o nosso negócio”, comenta.
Capital Empreendedor
Até o final deste mês, serão realizados seis workshops e cinco oficinas de pitch com as empresas selecionadas – da região noroeste, a AgroFlux, de Campo Mourão, também é uma das participantes. Depois disso, as dez mais bem avaliadas seguirão para uma nova etapa, com processo de mentorias, de julho a outubro. As quatro melhores de cada Estado serão reunidas em novembro, para a fase nacional, com o Circuito de Investimento, em que os empreendedores apresentarão seus negócios a grupos de investidores.