Pelo terceiro ano consecutivo, as Gurias Coloradas são semifinalistas do Brasileirão Sub-18. Com gol de Gabi Bortolon, o Inter empatou em 1 a 1 com o Corinthians, na tarde de sexta-feira (20), pela terceira rodada da segunda fase nacional. Com o resultado, as comandadas de Fábio Sanhudo garantiram a vice-liderança da chave e, por consequência, vaga nos mata-matas do país.
As semifinais, diferente do que ocorrera nas fases primeira e segunda, serão disputadas em partidas de ida e volta, com mando das equipes envolvidas. Líder do outro quadrangular, o São Paulo será o adversário das Gurias na luta por vaga na decisão, em duelo que tem nos dias primeiro e nove de setembro suas datas-base.
Inter eficiente
Após início truncado e de muito estudo dos dois lados, as Gurias Coloradas assumiram as rédeas da partida com a proximidade da primeira dezena de minutos. Rodadando a bola em velocidade de um lado a outro da intermediária ofensiva, o time de Fábio Sanhudo armou crescente blitz nas cercanias da meta alvinegra, que atingiu seu ápice aos 15, quando Julia Britto espalmou arremate de Berchon.
Assinalada na altura da meia-lua da grande área, a falta cometida pela volante do Corinthians foi cobrada, com rara precisão, por Gabi Bortolon. Em desvantagem, o Corinthians acordou e, após adiantar suas linhas, armou forte pressão para cima do Inter. Eficiente para atacar no início do embate, o Colorado também passou a apresentar grande compactação na defesa.
Ofensivo, o rival bem que se acercou da área colorada, mas esbarrou seguidamente no paredão armado por Sanhudo, que contava com enorme aplicação das meio-campistas Teté, Berchon, Bortolon e Maju em frente à zaga. Ao mesmo tempo, o corredor esquerdo passou a oferecer importantes escapes para o Inter, que quase ampliou, já nos acréscimos, com Liriel, parada por Nanda em defesa que garantiu o 1 a 0 como placar final do primeiro tempo.
Corinthians empata no final
Reiniciado o confronto, o cenário do segundo tempo foi elevado aos extremos, com o Corinthians ampliando a pressão, ao passo que o Inter assustava cada vez mais nos contra-ataques. Até a parada técnica dos 20 minutos, as duas equipes já somavam grandes oportunidades, não convertidas em gol devido ao brilho das goleiras.
Com a proximidade do apito final, a pressão paulista cresceu, também por conta dos muitos desfalques da equipe colorada, que contou com apenas quatro atletas no banco de reservas. Forte fisicamente, o rival somou seguidos escanteios na casa dos 40 minutos e, de um desses, conseguiu o seu gol de empate, marcado por Laysla.
(Texto: Inter-RS. Foto: Adriano Fontes/CBF)