O brasileiro Henrique Avancini alcançou na quinta-feira (26) mais um grande resultado para o ciclismo brasileiro durante a disputa da prova de Short Track, que entrou pela primeira vez no programa de provas do Campeonato Mundial de Mountain Bike. Avancini conquistou o segundo lugar na prova e por muito pouco não garantiu o seu segundo título mundial.
A prova se mostrou agitada desde o início com os principais atletas imprimindo um ritmo alucinante nas primeiras voltas. Henrique Avancini se defendeu muito bem dos ataques e soube ”contra-atacar” nos momentos certos para garantir a segunda colocação. O americano Christopher Blevins conquistou o título mundial, enquanto o alemão Maximilian Brandl completou o pódio em terceiro.
“Significa muito pra mim. Não tem sido uma temporada fácil por muitas razões. Voltar em um pódio do Campeonato Mundial é importante. Batalhei muito pela camisa de campeão. Coloquei muita energia para isso”, disse Avancini.
O Brasil ainda teve na prova os atletas Luiz Henrique Cocuzzi, que conseguiu um bom posicionamento nas primeiras voltas, mas depois acabou sentindo o ritmo e não completou o percurso. Ulan Galinski ficou na 33ª colocação.
Para competir em Val di Sole, o time brasileiro da categoria Elite estará representado por Henrique Avancini (XCO e XCC), Luiz Henrique Cocuzzi (XCO e XCC), Guilherme Muller (XCO e XCC), Ullan Bastos (XCO e XCC), Edson Rezende (XCO e XCC), Juliano Cocuzzi (XCO) e Letícia Candido (XCO e XCC).
Na prova de XCO da Sub-23, os atletas Alex Malacarne e Gustavo Xavier defendem as cores do Brasil. Luiza Cocuzzi compete na Junior Feminino e Roger Vieira será o representante no Downhill, enquanto Erick Brusck e Isabella Gonçalves fecham a lista competindo no E-bike.
(Texto: CBC. Foto: UCI/Divulgação)