Offline
Palestrina Alana Maldonado faz história no judô paralímpico do Brasil
29/08/2021 14:39 em Jogos Paralímpicos

A paratleta Alana Maldonado conquistou na madrugada deste sábado (29) a medalha de ouro na categoria até 70kg no judô dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão. Com o feito, a palestrina se tornou a primeira judoca brasileira a conquistar um ouro paralímpico.

“Não caiu a ficha ainda. Eu queria fazer história, conquistar o primeiro ouro do judô feminino, como foi no Mundial, ser a primeira atleta paralímpica campeã mundial… É único. Primeiro o Rio, em casa, e agora ser campeã paralímpica na terra do judô realizando meu sonho aqui. Não tenho palavras para explicar o que estou sentindo agora”, disse Alana em entrevista após a luta.

Prata na Rio 2016 e judoca do Verdão desde 2018, Maldonado chegou até a final após vencer a turca Raziye Ulucam na semifinal em 1min37s de luta. Antes, nas quartas de final, a judoca precisou de apenas sete segundos para superar, por ippon, a italiana Matilde Lauria.

A adversária de Alana na final foi Ina Kaldani, da Geórgia, que bateu a japonesa Kazusa Ogawa na outra semifinal da competição. A luta entre as paratletas começou bastante estudada e, logo, ambas foram punidas com cartão amarelo pela arbitragem por falta de combatividade.

Ao decorrer da disputa, Alana, que é líder do ranking mundial, aplicou um waza-ari na adversária, aos dois minutos, e ficou à frente no placar (1 a 0). A partir desse momento, a brasileira ampliou o número de ataques e chegou a ter oportunidades para aumentar a pontuação. Ainda assim, a judoca controlou a disputa até o fim,  não sofreu grandes sustos e garantiu o ouro na luta que teve duração de quatro minutos.

Alana também foi campeã mundial em 2018 e, antes do início dos Jogos Paralímpicos, teve outras duas conquistas na temporada de 2021. A primeira foi em maio, quando garantiu o ouro no Grand Prix de Judô de Baku, no Azerbaijão. Já a segunda, foi a medalha de prata no Grand Prix de Warwick, na Inglaterra, em junho.

(Texto: Palmeiras. Foto: CPB)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!