As últimas semanas da vida de Layssa Santos têm sido para lá de movimentadas. No fim de agosto, mais precisamente no dia 30, a atacante disputou o primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro Feminino A-2. Na mesma data, a atleta do Red Bull Bragantino foi convocada pelo técnico Jonas Urias para a Seleção Feminina Sub-20. No jogo de volta, na semana seguinte, a jovem se tornou campeã nacional pelo Massa Bruta. Embalada pelo bom momento nas duas frentes da carreira, Layssa projetou um bom período de preparação com a Canarinho.
Concentrada desde segunda-feira (13) em Brasília, no CT do Brasiliense, a Seleção Feminina Sub-20, além dos treinamentos diários, disputará dois jogos-treinos diante do Real Brasília e Minas Brasília, nos dias 18 e 21, respectivamente. Em entrevista ao site da CBF, Layssa destacou que o grupo está focado para absorver as instruções da comissão técnica.
“Espero que possamos aplicar tudo que está sendo passado pela comissão técnica dentro de campo e principalmente fortalecer nossa equipe, individualmente e coletivamente. Colocar em prática essa união, a expectativa é vencer (os jogos-treinos), mas principalmente competir bem”, projetou, antes de falar sobre seu momento na carreira.
“Estou feliz demais pelas minhas atuações e por poder ajudar meu time a evoluir, não sei se esse seja meu melhor momento na carreira, mas com certeza está sendo um dos mais felizes e com muito aprendizado. Estou aprendendo a ser resiliente e isso me torna uma profissional melhor a cada jogo”, completou.
Com apenas 19 anos de idade, a atacante já se firma como peça importante no elenco do Red Bull Bragantino. Na conquista do título do Feminino A-2, que rendeu o acesso à elite do futebol brasileiro ao Massa Bruta, Layssa balançou a rede em duas oportunidades.
“Nós passamos por muitas dificuldades durante o campeonato, como todo time, e conseguimos superar com união. Em todo momento estávamos juntas uma pela outra, independentemente de qualquer coisa. Então teve um sentimento incrível de gratidão porque todo o trabalho foi coroado e, claro, a felicidade por ser campeã brasileira”, destacou a jovem.
Figura recorrente nas últimas convocações da Seleção Feminina Sub-20, Layssa mantém os pés no chão quando o assunto é Seleção Principal. No entanto, a atleta admite que representar o Brasil está nos seus planos para o futuro. Para isso, ela aposta na integração entre as Seleções e nos olhos atentos de Pia Sundhage, que acompanha de perto o trabalho desempenhado nas categorias de base da Canarinho.
“Sabemos que a Pia está acompanhando nossa evolução pela seleção e nossos jogos pelos clubes, estou bastante feliz com que eu estou vivendo no Red Bull Bragantino e na Seleção Sub-20. Com certeza um dos meus sonhos e objetivos para o futuro é poder chegar na Seleção Principal e ajudar o Brasil a conquistar títulos”, finalizou.
(Texto: CBF. Foto: Júlio César Silva/CBF)