O Estadão Guia da Faculdade 2024 avaliou quatro cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com cinco estrelas, o índice máximo de excelência da publicação. O resultado da análise foi divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo ao longo da última semana.
Receberam a nota máxima as licenciaturas presenciais em Ciências Biológicas, Geografia, Matemática e Química da UEM. Outros 57 cursos da Universidade foram avaliados com quatro estrelas, a segunda melhor classificação possível, e três graduações receberam três estrelas - confira, ao final da matéria, a lista de cursos da UEM estrelados.
“Vemos que a maioria dos nossos cursos teve um resultado expressivo e satisfatório em mais um guia, o que mostra o trabalho sério desenvolvido por nossos docentes e servidores, de forma dialógica com os estudantes”, afirmou o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco.
Ainda conforme o pró-reitor, o resultado do Estadão Guia da Faculdade 2024 reforça a relevância e a qualidade das licenciaturas - cursos dedicados à formação de docentes - desenvolvidas na UEM. “Os cursos que receberam cinco estrelas nos trazem uma reflexão importante, que é a valorização das licenciaturas. Temos formado profissionais com qualidade e com condições de ter uma atuação diferenciada, em termos de inserção na educação básica nacional ou até mesmo na continuidade de seus estudos acadêmicos”, apontou.
Os quatro cursos que receberam a nota máxima do guia são afetos a três centros de ensino distintos da UEM. A graduação em Ciências Biológicas está vinculada ao Centro de Ciências Biológicas (CCB) e o curso de Geografia é afeto ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), enquanto as graduações em Química e Matemática pertencem ao Centro de Ciências Exatas (CCE).
Além do câmpus sede, também foram avaliados positivamente cursos sediados nos câmpus regionais da UEM em Cianorte (CRC), Cidade Gaúcha (CAR), Goioerê (CRG), Ivaiporã (CRV) e Umuarama (CAU), bem como graduações desenvolvidas na modalidade Educação a Distância (EaD).
Ao todo, a edição 2024 do guia considerou mais de 35 mil cursos de graduação, ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas de todo o Brasil. Somente 823 cursos, ou 2,3% do total, receberam a nota máxima - destes, 700, ou 85%, pertencem a universidades públicas.
Guia da Faculdade
O Guia da Faculdade é desenvolvido anualmente pelo Estadão em parceria com a startup Quero Educação. A iniciativa também conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A metodologia utilizada é conhecida como avaliação por pares. O Estadão Guia da Faculdade conta com uma banca formada por cerca de 10,5 mil professores e coordenadores do ensino superior brasileiro, cadastrados como avaliadores voluntários.
Os cursos de graduação são analisados com base em informações e dados enviados pelos respectivos coordenadores. Os avaliadores são acionados para atribuir notas às graduações das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país onde atuam. Cada curso passa por avaliação de seis professores e recebe notas de 1 a 5 nos quesitos projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.
A maior e a menor nota recebidas por cada curso são descartadas. O resultado numérico do curso é obtido pela média aritmética das notas intermediárias restantes e somado, com diferentes pesos, aos resultados numéricos do curso nos dois anos anteriores - se um curso não foi avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final.
Assim, pode-se obter a nota final do curso, que é convertida em estrelas de acordo com faixas de avaliação pré-determinadas. É possível encontrar mais informações sobre a metodologia utilizada no site do Estadão Guia da Faculdade.
Além do destaque em diferentes áreas do conhecimento no Guia do Estadão, a UEM obteve, ao longo das últimas semanas, bom desempenho em rankings nacionais e internacionais do ensino superior. De acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, a UEM é a melhor universidade estadual da região Sul, bem como a quinta melhor do Brasil.
O QS World University Ranking: Latin America & The Caribbean 2025, organizado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), também atestou a evolução da Universidade em diferentes quesitos e classificou a UEM como a melhor estadual do Paraná.
Cursos da UEM estrelados no Estadão Guia da Faculdade 2024
5 estrelas:
Ciências Biológicas (Licenciatura)
Geografia (Licenciatura)
Matemática (Licenciatura)
Química (Licenciatura)
4 estrelas:
Administração
Administração Pública (EaD)
Agronomia
Arquitetura e Urbanismo
Artes Cênicas
Artes Visuais
Biomedicina
Bioquímica
Ciências Biológicas (Bacharelado)
Ciências Biológicas (EaD)
Ciências Contábeis
Ciências Contábeis (CRC)
Ciências da Computação
Ciências Econômicas
Comunicação e Multimeios
Design (CRC)
Direito
Educação Física (Bacharelado)
Educação Física (Licenciatura - CRV)
Educação Física (Licenciatura)
Enfermagem
Engenharia Agrícola (CAR)
Engenharia Civil
Engenharia Civil (CAU)
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Alimentos (CAU)
Engenharia de Produção
Engenharia de Produção (CRG)
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Engenharia Têxtil (CRG)
Estatística
Farmácia
Filosofia
Física (CRG)
Física (EaD)
Geografia (Bacharelado)
Gestão Pública (EaD)
História
História (CRV)
Informática
Letras (EaD)
Letras-Português
Letras-Tradução em Língua Inglesa
Matemática (Bacharelado)
Medicina
Medicina Veterinária (CAU)
Moda (CRC)
Odontologia
Pedagogia
Pedagogia (CRC)
Psicologia
Química (Bacharelado)
Secretariado Executivo Trilíngue
Serviço Social (CRV)
Tecnologia em Alimentos (CAU)
Zootecnia
3 estrelas:
Agronomia (CAU)
Engenharia Ambiental (CAU)
Engenharia Elétrica
(Vinicius Guerra/UEM)