Na quinta-feira, 23, uma equipe da Prefeitura de Maringá visitou o Centro de Controle Operacional de São Caetano do Sul, cidade da região metropolitana de São Paulo. O município é referência em inovação para segurança pública e utiliza a inteligência artificial como aliada no combate à criminalidade. O objetivo da visita, liderada pelo secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves, foi conhecer o sistema e buscar soluções que possam ser implantadas em Maringá.
São Caetano do Sul é a primeira cidade do ABC Paulista a conectar as câmeras de monitoramento das viaturas da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar aos sistemas estadual e federal, conhecidos como Muralha Paulista e Córtex, respectivamente. Os sistemas já estão em operação no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Caetano do Sul.
“Conhecemos o sistema de monitoramento da cidade de São Caetano do Sul, que utiliza soluções inteligentes para garantir mais eficiência no monitoramento e na gestão de tráfego urbano. Nosso objetivo é buscar mais conhecimento e inovações para implementarmos melhorias na segurança e na mobilidade urbana de Maringá”, disse o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves.
Na segurança pública, a inteligência artificial é amplamente utilizada para leitura de placas de carro. No entanto, os últimos avanços da tecnologia já permitem a identificação de placas de veículos roubados ou furtados, além de proprietários com mandados de prisão.
A equipe da Prefeitura de Maringá foi recepcionada pelo Secretário de Mobilidade Urbana de São Caetano do Sul, Marcelo Ferreira. A comitiva de Maringá foi composta pelo secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves; o superintendente da Secretaria de Mobilidade Urbana, Valdir Pignata; o comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Sérgio Viana; e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), Fernando Alves dos Santos.
(Texto: PMM. Foto: Luiz Alves/Divulgação)