Offline
MENU

Paraná Faz Ciência 2025 começa nesta segunda-feira (29) em Guarapuava
Por Administrador
Publicado em 28/09/2025 15:35
Notícias do Paraná

Há cerca de um ano, em 10 de outubro, um dia antes do encerramento do Paraná Faz Ciência 2024, o bastão foi oficialmente transferido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) à Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).  Na ocasião, a cerimônia celebrou a continuação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2025 e a 5ª edição do Paraná Faz Ciência, que será realizada de 29 de setembro a 3 de outubro, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava.

Desde então, a Unicentro se prepara para sediar a maior feira científica do sul do país. O tema deste ano é “Ciência, Tecnologia e Inovação na Ação contra a Mudança Global do Clima”. A programação gratuita inclui mostras científicas, exposições, workshops, feiras de profissões e eventos culturais, com foco em aproximar a ciência de toda a população e estimular o engajamento social. 

As atividades para este ano, foram divididas em seis eixos:

  • Mostras Científicas: apresentação de projetos e experiências práticas em diferentes eixos temáticos.

  • Oficinas e Minicursos: espaço dedicado à ciência aplicada e a processos científicos.

  • Exposições e Feiras: iniciativas como a Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Feira de Profissões.

  • Eventos Culturais: espaço para expressão artística e cultural.

  • Divulgação de Pesquisa: apresentação parcial dos resultados da maior pesquisa já feita no estado sobre a percepção da população em relação à ciência e tecnologia.

A UEM estará presente no Eixo 2, com quatro projetos: Neurodiversidade: a extensão acadêmica promovendo a inclusão social; Matemática em exposição: formas, figuras e números; A Planície de Inundação do Alto Rio Paraná; e o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (CerAUP/UEM). Além disso, o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) participará do Encontro dos Museus, levando parte do seu acervo. O Mudi é um dos museus de ciência mais visitados do Brasil e contribuirá para o evento compartilhando sua reconhecida excelência.

Para o reitor Leandro Vanalli, em 2024 foi a vez da UEM realizar o Paraná Faz Ciência e a experiência foi extremamente positiva, comenta: “A UEM sediou com grande sucesso o Paraná Faz Ciência em 2024, e foi uma verdadeira celebração do conhecimento e da inovação científica no estado. A experiência da UEM foi de fato extremamente positiva, com o evento superando as expectativas ao atrair cerca de 38 mil visitantes, incluindo milhares de estudantes do ensino fundamental e médio, sendo uma oportunidade valiosa para aproximarmos ainda mais a universidade da sociedade e fortalecendo o papel da instituição como um centro da ciência e da tecnologia.". 

Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, que coordenou a edição anterior do Paraná Faz Ciência, o maior desafio desta vez foi a logística para garantir a presença dos responsáveis pelos projetos. “Embora este ano, como participantes, tenha sido mais tranquilo, enfrentamos uma dificuldade inerente a uma programação que dura a semana inteira: a disponibilidade de nossos docentes e discentes, devido aos compromissos que já têm. Por isso, elaboramos uma logística em que, no meio do evento, uma equipe vai e outra retorna, de modo que todos possam participar sem comprometer de forma significativa suas agendas na universidade.”

Confira a programação completa. 

Durante o lançamento do Paraná Faz Ciência 2025, no último dia 11 de abril, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, celebrou a escolha como um reconhecimento ao trabalho científico desenvolvido na instituição. “O fato de a Seti confiar à Unicentro a responsabilidade de coordenar este evento mostra que somos uma universidade séria, comprometida e preparada. É um momento muito importante e feliz. Vamos realizar o Paraná Faz Ciência com união, envolvendo todas as universidades públicas, centros de pesquisa e instituições que trabalham com ciência e inovação na região e no estado. Queremos que Guarapuava respire ciência, tecnologia e inovação ao longo da semana. Vamos fazer de tudo para que seja um grande evento”, destacou.

Paraná Faz Ciência na UEM

A expectativa dos organizadores é superar a edição anterior, realizada na UEM, quando a feira recebeu mais de 38 mil pessoas, entre visitantes e expositores. No Paraná Faz Ciência 2024, mais de 130 escolas de Maringá e região levaram 13.100 alunos do ensino fundamental e médio para explorar os 52 estandes da mostra interativa de ciência, tecnologia e inovação, formada por 24 instituições parceiras e organismos da UEM. Ao todo, pessoas de 48 municípios prestigiaram a feira. 

A programação foi pensada para encantar o público de todas as idades. Entre as atrações estavam o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da UEM e o ônibus interativo da Expedição do Conhecimento, equipado com recursos didáticos como maquetes e painéis interativos – iniciativa da Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional. Além disso, 53 cursos de graduação da UEM participaram da Mostra de Profissões. Outro destaque foi a inauguração do Planetário Digital Professor Carlos Alfredo Argüello, uma das grandes sensações do evento, que bateu recorde de visitações.

A arte também ganhou um espaço inédito e exclusivo: a Tenda Cultural, que reuniu cerca de 30 apresentações artísticas e culturais de instituições paranaenses. Foi lá que aconteceu o show de encerramento da banda Brazuca Sound, comandada pelo ex-aluno da UEM, Paulinho Schoffen.

Esses momentos foram registrados em um documentário disponível no canal do youtube do Paraná faz Ciência 2024

 Clique aqui para assistir ao documentário completo.

Todas as informações, reportagens e a galeria sobre o Paraná Faz Ciência na UEM estão disponíveis no site oficial do evento site oficial do evento.

Feira científica

O Paraná Faz Ciência é uma iniciativa dedicada à divulgação científica, e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como objetivo popularizar a ciência por meio de atividades realizadas em todo o Brasil.  

Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária (FA) e Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (Sei), em colaboração com diversas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do estado, o Paraná Faz Ciência nasceu durante a pandemia de Covid-19, com as duas primeiras edições realizadas de forma online. Em 2023, o evento passou a ser presencial na Universidade Estadual de Londrina (UEL); em 2024, na UEM; e neste ano terá sua 5ª edição na Unicentro. 

(Adriana Cardoso/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!