A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), realizou nesta segunda-feira, 6, uma homenagem aos alunos que concluíram o ensino superior pelo Programa Municipal de Bolsas de Estudo (Promube). O evento, chamado ‘Café com Formandos 2025’, reuniu 15 estudantes que se formaram com o apoio do programa, criado em 2006 e mantido integralmente com recursos próprios do município. A iniciativa é um reconhecimento simbólico à trajetória de superação e dedicação dos universitários maringaenses.
No total, mais de 30 estudantes contemplados com bolsas de estudo do Promube colaram grau em 2025. Os formandos concluíram cursos de direito, psicologia, odontologia, fisioterapia, farmácia, agronomia, ciências contábeis e engenharia civil.
“Ter uma formação é um passo essencial na vida profissional. O Promube representa uma oportunidade de mudança de vida, permitindo que os formandos sigam caminhos mais promissores no mercado de trabalho e atuem como pontes entre a Prefeitura e as necessidades da comunidade”, afirmou o prefeito Silvio Barros.
Mais que uma simples confraternização, o encontro representou a valorização do investimento direto na educação e no futuro dos jovens da cidade. Ao longo dos anos, o Promube tem se consolidado como uma política pública sólida e transformadora, oferecendo bolsas de estudo integrais ou parciais para cursos de graduação presenciais. O programa foi recentemente fortalecido com a publicação da lei municipal nº 12.039/2025, que reafirma o papel social e amplia as possibilidades de acesso ao ensino superior de qualidade.
A secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, reforçou a importância da celebração dos formandos. “Vocês são a prova viva de que o Promube é muito bom. Maringá investe em realizar sonhos e transformar vidas e isso se reflete também na qualificação da mão de obra local. Nosso objetivo é ampliar ainda mais o número de bolsas, porque Maringá merece e precisa desses profissionais atuando aqui”, afirmou.
“Esse projeto, que começou como uma ideia há 20 anos, hoje é uma realidade que mudou a vida de muitas pessoas. Ver que vocês já estão atuando no mercado mostra como essa política pública tem força. É um modelo para outras cidades do Brasil,” destacou a reitora da UniCesumar, Solange Lopes.
O reitor da UniCV, José Carlos Barbieri, também celebrou a retomada do programa. “Vocês foram alunos dedicados e hoje são exemplo para os demais. Sempre defendi a continuidade dos estudos e a participação em programas como o Promube, que oferecem oportunidades de acesso ao ensino superior”, disse.
Luana Ferreira Prata, de 22 anos, se formou em agronomia pelo Promube. Para ela, conseguir uma bolsa de estudos é reflexo do desempenho e força de vontade. “O Promube me possibilitou fazer a faculdade dos meus sonhos. Foi uma realização, porque sou a primeira com ensino superior na família. Pude proporcionar esse momento para os meus pais e os meus avós.”
“Esse projeto é essencial porque oferece oportunidade para quem precisa trabalhar e não pode pagar por uma faculdade”, disse Erica Gonçalves, de 31 anos, formada em psicologia pelo Promube.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)