Para estimular o hábito da leitura entre os alunos da rede municipal de ensino, autores participantes da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) visitarão escolas entre quarta, 8, e sexta-feira, 10. Durante as visitas, os alunos participarão de rodas de conversa com os autores e poderão tirar dúvidas sobre os livros, que foram trabalhados em sala de aula, além de participarem de um bate-papo sobre a história de vida e trajetória dos profissionais.
Os alunos receberão as visitas dos escritores Flávio Colombini, autor de diversos livros infantis, como o ‘Relógio que perdeu a hora’, ‘Confusão na fazenda', ‘O elefante em apuros’ e outros títulos; e de Lavínia Rocha, autora de 17 livros infanto-juvenis e adultos, incluindo obras voltadas para educação antirracista, como ‘O que você pensa quando falo África?', 'Raízes do amanhã: 8 contos afrofuturistas’, entre outras. As visitas serão realizadas em seis unidades escolares. Além disso, os alunos também visitarão os estandes e atrações da Flim.
Para a secretária de Educação, Adriana Palmieri, os bate-papos dos autores com os alunos estimulam o interesse na escrita e leitura “É uma experiência que desperta o interesse dos alunos a buscarem mais informações, curiosidades e diferenciais das obras, além de poderem tirar dúvidas sobre a vida dos autores e também sobre a profissão. Outro ponto é que eles também farão visitas aos estandes da Flim, despertando ainda mais o interesse pela literatura”, disse.
A Flim ocorrerá entre quarta, 8, e domingo, 12, na Travessa Jorge Amado, e reunirá oficinas, mesas literárias, contação de histórias, espetáculos teatrais, shows, lançamento de livros e a presença de escritores renomados. O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destaca a importância da festa, que além de fomentar o mercado literário contribui para um espaço de troca e valorização da cultura e da literatura.
“A Flim é um espaço de encontro, troca e valorização da cultura. Aproveitar a presença dos autores na semana do evento e levar eles às escolas municipais, onde tiveram as obras trabalhadas pelos alunos, é importante para fortalecermos a literatura e incentivarmos o surgimento de novos escritores”, disse.
Confira a programação de visitas de autores às escolas:
Quarta, 8 de outubro - Autor Flávio Colombini
8h - Escola Municipal Miriam Leila Palandri
Local: Rua Pioneira Maria Aparecida Silva Martelli, 29, Jardim Atami
14h - Escola Municipal Octávio Periotto
Local: Rua Pioneiro Arthur Henschel, 287, Jardim São Silvestre
Quinta, 9 de outubro – Autor Flávio Colombini
8h - Escola Municipal José Darcy
Local: Rua Florindo Redivo, 114, Vila Esperança
14h - Escola Municipal Lídia Ribeiro
Local: Av. João Pereira, 3564, Parque das Laranjeiras
Quinta, 9 de outubro – Autora Lavínia Rocha
8h - Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães
Local: Rua Pioneira Ana Pastori Buzo, 273, Conj. Hab. Joao de Barro
Sexta, 10 – Autor Flávio Colombini
8h - Escola Municipal Agmar dos Santos
Local: Av. Joaquim Duarte Moleirinho, 3660
Confira a programação das escolas que vão visitar os estandes da Flim:
Quarta, 8 de outubro
9h - Escola Municipal Benedita Natália e Escola Municipal Machado de Assis
14h - Escola Municipal José Darcy e Escola Municipal Toninha Mamprim
Quinta, 9 de outubro
9h - Escola Municipal Jesuína de Jesus e Escola Municipal José Marchesini
14h - Escola Municipal Renato Bernardi e Escola Municipal Antenor Sanches
Sexta, 10 de outubro
9h - Escola Municipal Miriam Leila e Escola Municipal José Aniceto
14h - Escola Municipal Octávio Periotto
(Fonte: Comunicação PMM)