O Galo venceu o Independiente del Valle por 3 a 1 na noite de terça-feira, 28 de outubro, e se classificou para a grande final da Sudamericana 2025! Os gols da vitória foram marcados por Arana e Bernard, no primeiro tempo, e pelo ídolo Hulk, que chegou a 499 gols oficiais na carreira, se tornando o maior artilheiro da história do Atlético na competição.
O placar agregado da semifinal foi de 4 a 2, pois houve um empate de 1 a 1 na ida, no Equador. O atacante Dudu fez uma atuação de altíssimo nível, com muita entrega, técnica e visão de jogo, pois foi dele as duas assistências para os primeiros gols do Atlético.
Um momento memorável também para a Massa do Galo, que fez uma linda festa nas arquibancadas para ultrapassar a marca de 2 milhões de público total na história da Arena MRV. Mosaico, balões e bandeirinhas ilustraram o show da torcida alvinegra na Casa do Galo, com mais de 40 mil presentes!
A final da Copa Sudamericana 2025 será em Assunção (Paraguai), no dia 22 de novembro (sábado). O Atlético irá enfrentar o vencedor do duelo Lanús x Universidad de Chile, que se enfrentam nesta quinta, na Argentina, após o 2 a 2 na ida.
O jogo
O Atlético fez um primeiro tempo magistral, com controle do jogo e ataques de grande perigo. Sampaoli escalou a equipe em um 3-4-3, com Alan Franco fazendo o corredor direito, e fechando a defesa na linha de cinco com o recuo de Arana. Já Bernard era o jogador centralizado mais avançado, praticamente num “falso 9”.
Logo no começo da partida, Junior Alonso cabeceou um cruzamento de escanteio com firmeza, e o goleiro do Del Valle operou um verdadeiro milagre na Arena MRV.
GOL DO GALO! Aos 36′ do primeiro tempo, o Atlético abriu o placar! Um lance de insistência do ataque, com Bernard fazendo um corta-luz para Igor Gomes, o chute depois foi bloqueado, sobrou para Rony, que também finalizou para a defesa do goleiro. Ele se levantou e espalmou mal a bola. Então, Dudu chegou e tocou para trás, de chaleira, para Arana ajeitar e fuzilar a rede! Atlético 1 a 0 Del Valle.
GOL DO GALO! Perto do fim da etapa inicial, o Galo ampliou em uma jogadaça de Dudu, que driblou a marcação e tocou nas costas do zagueiro ao ver a infiltração de Bernard. O camisa 11 deu um toque sutil de grande categoria para encobrir Villar e fazer um belo gol! Atlético 2 a 0 Del Valle.
No início do segundo tempo, quase o terceiro do Atlético. Fausto Vera arriscou de longe, a bola bateu no jogador do IDV e quase encobriu o goleiro Villar, que acabou se esticando e espalmando. A primeira substituição de Sampaoli foi a entrada de Hulk na vaga de Rony.
Aos 18 minutos da etapa final, o Del Valle fez o gol para diminuir a diferença, com Spinelli. O centroavante aproveitou o rebote de Everson após um chute forte de Arroyo. Mas o Atlético reagiria à altura!
GOL DO GALO! Aos 25′ do segundo tempo, Hulk aproveitou a falha da marcação e saiu livre na cara do gol para chapar de pé canhoto e fazer Atlético 3 a 1 Del Valle. Falta um gol para o 500 na carreira profissional!
Sampaoli havia feito outras duas trocas: Saravia e Biel nas vagas de Fausto Vera e Dudu. Depois, foi a vez de outras duas modificações: Alexsander entrou em campo pela primeira vez após se recuperar da lesão no joelho direito, no lugar de Alan Franco, e Reinier acionado para o lugar de Bernard.
Ficha técnica – Atlético x Ind. del Valle
Escalação do Galo: Everson; Ruan Tressoldi, Vitor Hugo, Junior Alonso; Alan Franco (Alexsander), Fausto Vera (Saravia), Igor Gomes e Guilherme Arana; Dudu (Biel), Bernard (Reinier) e Rony (Hulk) – Técnico: Jorge Sampaoli.
Escalação do Ind. del Valle: G. Villar; M. Fernández, R. Schunke, M. Carabajal e G. Cortéz; J. Arroyo, J. Alcívar, J. Sornoza e P. Mercado; C. Spinelli e M. Hoyos – Técnico: Javier Rabanal.
Gols: Guilherme Arana, aos 35’/1T, Bernard, aos 43’/1T; Spinelli, aos 18’/2T; Hulk, aos 25’/2T
Estádio: Arena MRV
Público: 40.185 torcedores
Renda: R$ 2.615.194,39
Árbitro: Esteban Ortojich (Uruguai)
Cartões amarelos: Arroyo (IDV), Everson e Biel (Atlético)
DM do Galo: Lyanco (tornozelo esquerdo), Júnior Santos (coxa direita),Tomás Cuello (tornozelo esquerdo) e Caio Maia (joelho direito).
(Texto: Atlético. Foto: Pedro Souza/Atlético)